O Brasil registrou nas últimas 24 horas 2.966 mortes e 77.359 novos casos de Covid-19, conforme dados divulgados nesta terça-feira (4) pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).
Com a atualização, o país já soma mais de 14 milhões de infectados e 411.588 óbitos causados pelo novo coronavírus, desde o início da pandemia no Brasil, em março de 2020.
Entre os estados brasileiros mais afetados pela pandemia, São Paulo continua liderando em número de casos e mortes. Em seguida, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Bahia são, respectivamente, os estados com mais contaminações e óbitos causados pela doença.
Em âmbito nacional, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins, o Brasil ocupa a terceira posição entre os países com maior número de mortes, atrás apenas dos EUA e da Índia.
Já em número de casos, ainda segundo a Johns Hopkins, o Brasil é o segundo país do mundo com mais infectados pela Covid-19. Os Estados Unidos ainda são os mais afetados pela pandemia.
Um novo estudo da Universidade de São Paulo (USP) mostra que a média de eficácia das máscaras de algodão contra o novo coronavírus é de 40%.
Os modelos que se mostraram mais eficazes no teste foram as máscaras cirúrgicas e as do tipo PFF2 e N95 que conseguiram filtrar entre 90% e 98% das partículas de aerossol.
Na sequência, estão as de TNT (feitas de polipropileno, um tipo de plástico), onde a eficiência variou de 80% a 90%.