"É com a mais profunda tristeza que comunico o falecimento do meu esposo, @DavidMirandaRio. Ele faria 38 anos amanhã. Sua morte, esta manhã, ocorreu após uma batalha de 9 meses na UTI. Ele morreu em plena paz, cercado por nossos filhos, familiares e amigos", escreveu Glenn.
“A vida de David foi extraordinária em todos os aspectos. Sua mãe morreu quando ele tinha 5 anos, deixando-o órfão no Jacarezinho. Mas uma vizinha linda e compassiva, Dona Eliane, o acolheu apesar de ter 4 filhos e da profunda pobreza, tornou-se sua mãe, deu-lhe uma chance de vida”, acrescentou o esposo de Miranda.
É com enorme tristeza e pesar que eu anuncio o falecimento do meu marido @davidmirandario. Ele faria 38 anos de idade amanhã.
— Glenn Greenwald (@ggreenwald) May 9, 2023
Seu falecimento nesta manhã vem depois de uma luta de 9 meses no CTI. David passou em paz, cercado de nossos filhos, familiares e amigos. pic.twitter.com/AANamJvxIj
Carreira política de David Miranda
David Miranda nasceu em Jacarezinho, subúrbio do Rio e é jornalista de formação. Sua mãe faleceu quando ele tinha apenas cinco anos e foi criado pela tia, já que nunca conheceu seu pai. Iniciou sua trajetória no PSOL. O político foi o primeiro vereador LGBTQIA+ do Rio de Janeiro, eleito em 2017.
Nas eleições 2018, foi candidato à Câmara dos Deputados. Recebeu mais de 17 mil votos e ficou com a primeira suplência da coligação PSOL-PCB. Com a decisão do deputado eleito Jean Wyllys de não assumir o mandato, Mirando assumiu em fevereiro de 2019. Em janeiro de 2022, se desfiliou do PSOL e foi para o PDT.
Um mês após o diagnóstico, Miranda desistiu de disputar à reeleição para a Câmara dos Deputados. Segundo seu marido, a decisão de desistir da eleição foi tomada em conjunto, entre amigos e familiares do parlamentar.
Em março deste ano, Greenwald afirmou em um relato publicado nas redes sociais que Miranda estava acordado e conseguia conversar, apesar da traqueostomia que teve que fazer, mas ainda se mantinha ligado a uma máquina de ventilação mecânica.
Miranda e Glenn se conheceram em 2005. Oficializaram o casamento poucos meses depois e completaram 17 anos de união. O casal trabalhou junto na campanha pelo asilo de Edward Snowden no Brasil.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a morte do político em uma publicação no Twitter. "Meus sentimentos ao Glenn e familiares pela perda de David Miranda. Um jovem de trajetória extraordinária que partiu cedo demais", escreveu o petista.
Meus sentimentos ao @ggreenwald e familiares pela perda de David Miranda. Um jovem de trajetória extraordinária que partiu cedo demais.
— Lula (@LulaOficial) May 9, 2023
O deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ), a deputada Erika Hilton (PSOL-SP) e o ex-deputado Jean Wyllys também repercutiram a morte do político.
David Miranda, ex-vereador do Rio, ex-deputado federal e querido amigo, se foi, após longo sofrimento (8 meses em UTI, com infecção gastrointestinal e septicemia). Muito jovem e tão do bem, ainda tinha tanto caminho pra trilhar. Faria 38 anos amanhã! Deixa três filhinhos + pic.twitter.com/uuQFLSwluN
— Chico Alencar ️ (@depchicoalencar) May 9, 2023
O que é septicemia, causa da morte de David Miranda?
Segundo a biblioteca virtual do Ministério da Saúde, a septicemia, ou sepse, é um conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção. A sepse era conhecida antigamente como septicemia ou infecção no sangue. Hoje é mais conhecida como infecção generalizada. Na verdade, não é a infecção que está em todos os locais do organismo.