247 - O presidente Lula participou, nesta sexta-feira (26), da inauguração da planta industrial que marca retomada da produção de insulina no Brasil. Em seu discurso, ele destacou que um país verdadeiramente soberano necessita possuir capacidades produtivas elevadas, especialmente na área médica.
Lula também fez fortes críticas a seu antecessor, Jair Bolsonaro, pelos bilhões de reais jogados fora na tentativa de sua reeleição. No evento, ele também afirmou que o Brasil é um dos únicos países que, com o SUS, tem o poder de dar escala a qualquer empreendimento de saúde.
"E nós ganhamos e tivemos que recuperar a economia desse país. Mas eu não quero recuperar um Brasil para os mesmos. Não dá para os países crescerem e os mesmos que já vivem bem… Tem uma turma que não precisa do governo. Tem uma parte da sociedade que se o governo não encher o saco está tudo bem. Mas tem uma parte que sem o Estado não funciona, e o papel do Estado é tentar alavancar as oportunidades que as pessoas precisam. Um país soberano precisa de uma indústria nacional forte, sobretudo na área da saúde. A gente tem que produzir aquilo que falta para esse país", disse Lula na inauguração da planta de produção de insulina da Biomm, em Nova Lima (MG).