MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
17/09/2023 às 10h00min - Atualizada em 17/09/2023 às 10h00min

Desfile cívico-escolar comemora 206 anos da emancipação política de Alagoas

Estudantes e bandas de fanfarras levaram música e alegria para público que lotou a orla de Jaraguá

Marcus Toledo / Agência Alagoas
https://alagoas.al.gov.br
Governo do Estado prestigia desfile cívico-estudantil dos 206 anos de emancipação política de Alagoas Pei Fon / Agência Alagoas

Milhares de pessoas assistiram neste sábado (16), na praia da Avenida, em Maceió, ao tradicional desfile cívico-escolar em comemoração aos 206 anos da emancipação política de Alagoas. O desfile, realizado nas proximidades do Memorial à República, em Jaraguá, contou com a participação de cerca de três mil alunos de 34 escolas da rede estadual, representando as Gerências Especiais de Educação.

A solenidade foi aberta pelo governador Paulo Dantas, após a execução do exórdio (abertura oficial do desfile) pela banda do Corpo de Bombeiros Militar. Em entrevista, Paulo ressaltou que, ao tempo em que completa 206 anos, Alagoas vive um novo momento. “Estamos comemorando os 206 anos da nossa independência, da nossa emancipação política. Alagoas vive um novo momento, um ciclo de desenvolvimento onde a gente avança em áreas estratégicas que impulsionam o desenvolvimento econômico e social do estado de Alagoas de maneira sustentável”, afirmou.

Pei Fon - Agência Alagoas

O governador também falou das melhorias do Estado na área de educação, e que o foco é subir no ranking da educação básica. “Alagoas era o estado que tinha a pior educação, hoje, pelo ranking de competitividade, nós somos o terceiro estado do Nordeste com a melhor educação e o 14º no Brasil. E nós vamos trabalhar para alcançar no mínimo a décima posição esse ano através das notas do IDEB [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica]”, afirmou.

Quem também esteve à frente da solenidade foi o secretário de Estado da Educação, Marcius Beltrão, que elogiou o empenho de professores e alunos com a produção do desfile. “As nossas escolas esbanjaram criatividade e beleza nesta data tão importante, onde celebramos o orgulho de sermos alagoanos. Neste ano, cujo tema do desfile é a aprendizagem criativa, elas mostraram a toda a população as ações e projetos em andamento na rede estadual de ensino”, destacou.

Pei Fon - Agência Alagoas

Após a apresentação da banda dos Bombeiros, foi a vez de alunos da escola estadual Princesa Isabel, acompanhados pela orquestra filarmônica Santa Cecília, desfilarem com o pelotão das bandeiras, representando os 102 municípios alagoanos. A apresentação arrancou muitos aplausos de autoridades e do público.

Na sequência, se apresentou o Colégio Tiradentes, da Polícia Militar, acompanhado pela centenária banda da PM, patrimônio imaterial de Alagoas. Em seguida, vieram a banda Os Recicláveis, com instrumentos feitos de latas e garrafões de plástico, de Santana do Ipanema; e os alunos dos centros educacionais Cyro Acyoly, que presta assistência a pessoas cegas; e Wandete Gomes de Castro, que atende pessoas com transtorno do espectro autista.

Pei Fon - Agência Alagoas

Brilho e animação

Passada a etapa mais solene, foi a vez das escolas e bandas de fanfarra brilharem. O tema principal, “Escola, espaço de aprendizagem criativa: engajamento para um ensino inovador na rede estadual de ensino de Alagoas”, foi dividido em subtemas, levados à avenida pelas unidades educacionais que integram as 13 Gerências Especiais de Educação (GEE).

Foram 15 pelotões, formados por alunos de todo o estado. Em comum, o brilho, as danças coreografadas e a animação das escolas e das bandas. Dona Selma dos Santos estava com duas netas, e elogiou a festa, principalmente o figurino das escolas. “Fiquei impressionada como as meninas estão bonitas. As escolas capricharam”, afirmou. “É muito bom ver as pessoas na rua, prestigiando o desfile que homenageia nosso estado”, falou emocionada.

Pei Fon - Agência Alagoas

Seu Durval e dona Eunice são avós de Karine, e vieram de Penedo só para ver a neta desfilar. “Ela ensaiou muito com as amiguinhas, e fez um desfile lindo”, contou.

Estavam presentes ao desfile, dentre outras autoridades, os secretários de Estado Vitor Pereira (Governo), Roseane Vasconcelos (Gabinete Civil), Caroline Balbino (Indústria e Comércio), Angela Maria (Esporte), Aline Rodrigues (Cidadania) e Adriana Araújo (Controladoria).


Pei Fon - Agência Alagoas


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90