A temporada da Fórmula 1 terá sequência no dia 18 de junho, com o Grande Prêmio do Canadá, corrida marcada para Montreal.
A corrida em Barcelona começou com Max Verstappen mantendo a liderança mesmo sendo atacado por Carlos Sainz. Lewis Hamilton tomou a terceira posição ao superar Lando Norris, que o tocou, danificando a própria asa dianteira. O piloto da Mercedes acabou superado depois por Lance Stroll, caindo para quarto. Atrás, Fernando Alonso pulou para o sétimo lugar.
Logo na abertura da segunda volta, Norris foi aos boxes para trocar a asa dianteira, Alonso passou por George Russell para tomar a sexta colocação, enquanto Sergio Pérez avançou ao décimo lugar ao deixar Oscar Piastri para trás. Quem começou a cair na classificação foi Nico Hulkenberg, que foi superado por GuanYu Zhou, na quinta volta, e por Pérez, na sexta, caindo para nono.
Na sétima volta, Russell passou por Alonso, recuperando a sexta posição, enquanto Hamilton recuperou o terceiro lugar ao ultrapassar Stroll no oitavo giro da prova. No mesmo giro, Pérez ganhou a posição de Zhou para tomar o oitavo lugar, enquanto Piastri superou Hulkenberg para avançar ao 11º lugar. Sem rendimento, o alemão da Haas foi aos boxes na nona volta.
Zhou e Nyck de Vries visitaram os boxes na décima volta, enquanto Russell deixou Ocon para trás na volta seguinte, tomando o quinto lugar. O piloto da Alpine, então, foi aos boxes para sua troca de pneus, voltando à frente de um pelotão com Hulkenberg, Zhou e Tsunoda, com o japonês deixando o chinês para trás algumas curvas depois.
Stroll foi aos boxes na volta 15, ganhando pneus duros em sua Aston Martin, enquanto Sainz parou no giro seguinte, recebendo pneus médios da Ferrari, que parou Leclerc na volta 17, colocando médios no carro do monegasco. Piastri trocou pneus na volta 18, enquanto Sainz passou por Gasly para tomar a sexta colocação. Alonso e Gasly trocaram pneus na volta 20, com o espanhol ganhando pneus macios, e o francês, médios.
Vindo em segundo, Hamilton partiu para a troca de pneus na volta 25, ganhando pneus médios da Mercedes, que fez a mesma coisa com Russell. Verstappen foi chamado aos boxes na volta 27, e viu a Red Bull colocar pneus duros em seu carro, voltando à pista na liderança, seguido por Pérez, que parou nos boxes no 28º giro da corrida.
Com pneus mais novos em relação a Sainz, Hamilton se aproximou e conseguiu a ultrapassagem para tomar o segundo lugar na 29ª volta, mesmo momento em que Russell passou por Stroll para tomar o quarto lugar. Mais atrás, Pérez começou a escalar o pelotão, passando Alonso na volta 31, Tsunoda na volta 33, e Ocon na volta 34, tomando o sexto lugar.
Russell avançou para a terceira colocação ao passar por Sainz na volta 35, enquanto Stroll e Tsunoda pararam nos boxes, com o canadense ganhando pneus duros, e o japonês, médios. Ocon parou na volta 36, e Zhou, na volta 37. Piastri e Gasly pararam na volta 40, enquanto Sainz, sem rendimento, trocou pneus na volta 42, o que ocorreu com Leclerc no mesmo giro. Ambos ganharam pneus duros.
Alonso parou nos boxes na volta 45, enquanto Russell recebeu pneus macios em sua parada na volta 46, passando a descontar a diferença para Pérez, que herdou a posição, a partir daí. O espanhol da Aston Martin superou Tsunoda tomar o oitavo lugar. Hamilton e Pérez pararam nos boxes na volta 51, ganhando pneus macios, o que ocorreu com Verstappen na volta 53.
Pérez passou por Sainz na volta 53, recuperando a quarta colocação. Zhou e Tsunoda passaram a batalhar pelo nono lugar, com o chinês saindo da pista, em lance que passou a ser investigado pelos comissários, causando uma punição contra o japonês. Verstappen, por sua vez, foi advertido por limites de pista. Nada que o tirasse a vitória ao final das 66 voltas, sendo seguido por Hamilton e Russell.