Hamilton e Leclerc tiveram sentimentos distintos ao longo da corrida americana. Enquanto o heptacampeão vislumbrou até a vitória, cruzando a linha de chegada apenas 2s2 atrás de Max Verstappen, o monegasco sofreu com a estratégia errática da Ferrari, que apostou em apenas uma parada para as 56 voltas. Pole-position, completou apenas em sexto.
Tudo, porém, mudou após a tradicional inspeção que a FIA realiza após a bandeirada. O caso envolvendo Hamilton e Leclerc foi encaminhado à sala dos comissários após ambos terem os carros reprovados. O artigo 3.5.9 do regulamento técnico da F1 fala sobre as especificações das pranchas de madeira, que devem ter 10mm de espessura e o desgaste máximo delas na corrida não pode superar 1mm.
Isso acontece pelo processo de fricção da madeira com o asfalto durante as provas e tem sido acentuado nas etapas com sprint em 2023, ainda mais em um circuito ondulado como o do Texas. Infrações técnicas costumam resultar em desclassificações na F1.
Sem Hamilton e Leclerc, a dupla da Williams entra na zona de pontuação, com Logan Sargeant enfim marcando o seu primeiro ponto na Fórmula 1 — coincidentemente, em seu GP caseiro.
Volte em instantes.