Para o momento da tomada de tempos, o céu aberto, sol e calor marcavam presença no principado. O termômetro indicava 26ºC, enquanto o asfalto batia 47ºC, a umidade rodava em 34% e o vento soprava a 1 m/h.
Quem começou o final de semana na frente, sem grandes surpresas, foi a Red Bull. Apesar de a Ferrari ter liderado o TL1, Max Verstappen fechou como o mais rápido nas duas sessões seguintes.
Q1
Autorizada a primeira saída dos pilotos para a pista. Nesse momento, todos os 20 competidores do pelotão estão acelerando para tentar anotar as 15 melhores marcas para passar para o Q2.
Lewis Hamilton, vítima de um acidente nos últimos minutos do terceiro treino, já conseguiu ir para o traçado. A Mercedes conseguiu refazer o W14 do heptacampeão para ele anotar as melhores voltas.
Para esta primeira parte, obviamente os competidores estavam usando os pneus mais macios. Com o giro de 1min13s784, Verstappen era o mais veloz, enquanto Oscar Piastri, com 1min14s648, era o 15º.
Ainda restavam 11 minutos para a bandeira quadriculada, mas as coisas começavam a se desenhar. Os pilotos que estavam nos cinco últimos postos eram Hamilton, Nyc de Vries, Logan Sargeant, Sainz e Alexander Albon.
Então, neste momento, uma interrupção por bandeira vermelha foi precisa em Mônaco. O motivo foi uma forte batida de Sergio Pérez após a freada na Sainte Devote, danificando bastante sua Red Bull.
Sessão recomeçada nas ruas de Monte Carlo. Os pilotos teriam pouco mais de 10 minutos para acelerar para se manter entre os 15 mais rápidos do momento.
As voltas começavam a ser anotadas mais uma vez em Mônaco e Albon chegou a se colocar na primeira colocação, mas logo foi superado pelo holandês da Red Bull com 1min13s038. George Russell pulou para segundo, mas logo foi jogado para terceiro por De Vries.
Cinco minutos para o final e a ordem era Fernando Alonso em primeiro, seguido por Esteban Ocon, Pierre Gasly, Verstappen, Yuki Tsunoda, Lando Norris, De Vries, Russell, Lance Stroll, Albon, Charles Leclerc, Hamilton, Valtteri Bottas, Piastri e Carlos Sainz.
Nos últimos instantes, Verstappen sofreu um pequeno susto. Quando vinha na sua volta rápida, o bicampeão atual chegou a tocar no muro de proteção, mas conseguiu evitar problemas, apenas abortou a tentativa.
Enquanto isso, as coisas na Ferrari não estavam tranquilas. Leclerc veio ao rádio para se queixar de uma atitude de seu companheiro Sainz.
Um verdadeiro drama entre grandes pilotos após a bandeira quadriculada. Após o encerramento do Q1, Sainz e Hamilton precisaram acelerar ao máximo para conseguir se colocar dentro do top-15.
Portanto, os pilotos que não conseguiram passar para a segunda parte da classificação da F1 em Mônaco eram Sargeant, Kevin Magnussen, Nico Hülkenberg, Guanyu Zhou e Pérez, que sofreu o acidente.
Q2
Os 15 pilotos que passaram para brigar para se colocar dentro do top-10 eram Verstappen, Russell, Sainz, Stroll, Hamilton, Norris, Alonso, Leclerc, Ocon, Piastri, Gasly, Bottas, De Vries, Tsunoda e Albon.
Os tempos começavam a aparecer nessa segunda parte da tomada de voltas e Verstappen, sem surpresas, estava na ponta com 1min12s038, seguido por Pierre a 0s131 do ponteiro – Alonso é o terceiro.
Faltando pouco mais de 9 minutos para o encerramento, o quinteto que estava ficando pelo caminho eram Russell, Albon, Stroll, De Vries e Tsunoda.
A maior parte dos pilotos estava parada e os dez mais rápidos momentâneos era Verstappen, Alonso, Gasly, Ocon, Sainz, Leclerc, Norris, Piastri, Bottas e Hamilton – portanto Red Bull, Aston Martin, duas Alpine, duas Ferrari, duas McLaren, Alfa Romeo e Mercedes.
Os 15 pilotos que passaram para brigar para se colocar dentro do top-10 eram Verstappen, Russell, Sainz, Stroll, Hamilton, Norris, Alonso, Leclerc, Ocon, Piastri, Gasly, Bottas, De Vries, Tsunoda e Albon.
Os tempos começavam a aparecer nessa segunda parte da tomada de voltas e Verstappen, sem surpresas, estava na ponta com 1min12s038, seguido por Pierre a 0s131 do ponteiro – Alonso é o terceiro.
Faltando pouco mais de 9 minutos para o encerramento, o quinteto que estava ficando pelo caminho eram Russell, Albon, Stroll, De Vries e Tsunoda.
A maior parte dos pilotos estava parada e os dez mais rápidos momentâneos era Verstappen, Alonso, Gasly, Ocon, Sainz, Leclerc, Norris, Piastri, Bottas e Hamilton – portanto Red Bull, Aston Martin, duas Alpine, duas Ferrari, duas McLaren, Alfa Romeo e Mercedes.
Com dois minutos para o final, Norris sofreu um grande susto. O britânico da McLaren chegou a acertar o carro na barreira da Tabac, mas conseguiu se manter na pista, apesar de toda a traseira de seu carro balançar.
Bandeira quadriculada e o tempo a ser batido era do próprio piloto com 1min12s377. Os cinco que ficaram para trás eram Piastri, De Vries, Albon, Stroll e Bottas.
Q3
Chegou o momento decisivo de os dez mais rápidos lutarem pela pole-position. Verstappen, Alonso, Gasly, Leclerc, Ocon, Tsunoda, Sainz, Russell, Hamilton e Norris eram os competidores que brigariam pela posição de honra.
Max, o favorito a largar da primeira posição do pelotão, foi o primeiro a fazer volta. O holandês fez 1min12s102, mas logo foi superado pelo espanhol da Aston Martin que cravou giro 0s396 mais rápido.
Depois, foi a vez de Leclerc e Sainz também deixarem o atual campeão para trás. Os três primeiros pilotos estavam separados por apenas 0s053.
Faltando seis minutos e meio para a bandeira quadriculada da classificação, a maior parte de os competidores estavam parados. Enquanto isso, Norris, décimo, era o único que ainda não havia feito tempo no Q3.
Ainda restava tentativas para os pilotos, mas de forma surpreendente, com 1min11s553, Ocon foi quem saltou para a primeira posição com a pole-position provisória. A 0s101 do francês, Verstappen estava em segundo e parado no momento.
as a medida que o tempo vai se esgotando, as coisas vão mudando na tabela. Leclerc saltou para o primeiro posto, mas logo foi superado por Alonso, que fez 1min11s449 a 0s022 do piloto da casa.
O final foi bastante movimentado nas ruas de Monte Carlo. Entretanto, em uma volta voadora no cronômetro já zerado, Verstappen garantiu sua 23ª pole da carreira, quarta do ano e primeira em Mônaco. Alonso é quem divide a primeira fila com o piloto.
Confira o resultado da qualificação do GP de Mônaco de F1:
1) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT), 1’11.365s
2) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes), 1’11.449s
3) Esteban Ocon (Alpine/Renault), 1’11.553
4) Carlos Sainz Jr. (Ferrari), 1’11.630
5) Lewis Hamilton (Mercedes), 1’11.725
6) Charles Leclerc (Ferrari), 1’11.471*
7) Pierre Gasly (Alpine/Renault), 1’11.933
8) George Russell (Mercedes), 1’11.964
9) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Honda RBPT), 1’12.082
10) Lando Norris (McLaren/Mercedes), 1’12.254
11) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes), 1’12.395
12) Nyck de Vries (AlphaTauri/Honda RBPT), 1’12.428
13) Alexander Albon (Williams/Mercedes), 1’12.527
14) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes), 1’12.623
15) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari), 1’12.625
16) Logan Sargeant (Williams/Mercedes), 1’13.113
17) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari), 1’13.270
18) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari), 1’13.279
19) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari), 1’13.523
20) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT), 1’13.850
*punido por atrapalhar Norris