Faltou pouco para Max Verstappen conquistar a pole-position em Baku nesta sexta-feira (28). O holandês da Red Bull ficou a 0s188 de bater Charles Leclerc, da Ferrari, mas partirá da segunda posição na quarta etapa da temporada 2023 da Fórmula 1.
Verstappen e Leclerc chegaram a repetir o empate no tempo de volta - 1min40s455 - tal qual Jacques Villeneuve, Heinz-Harald Frentzen e Michael Schumacher no famoso GP de Jerez de 1997. Pior para o bicampeão mundial.
A sessão foi bastante longa, com diversos incidentes e o holandês lamentou seu desempenho mesmo tendo feito um grande treino. "É sempre difícil por aqui, mas acredito que o que pesou no final foi em nossa segunda saída, quando tentamos algo diferente, mas não foi o bastante".
Para Max, a sacada era realmente acertar uma grande volta, mas não foi o suficiente para bater Charles. "Você sempre quer começar na frente, mas no Q3, o piloto está no limite e fazer tudo perfeito não é nada fácil. Mas, apesar de tudo, não é ruim".
Líder da temporada com 69 pontos, Verstappen sabe que seu RB19 é especial, e está pronto para acertar as contas com o desacerto na classificação. "Estamos em segundo, temos um carro muito bom e teremos de passar apenas um carro. Estou ansioso para ver o que podemos fazer e no que melhorar para amanhã", completou Verstappen.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Azerbaijão de Fórmula 1. No sábado, a classificação curta começa às 5h30 (de Brasília, GMT-3), com a corrida sprint também às 10h. No domingo, a largada está marcada para as 8h.