MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
15/04/2023 às 19h46min - Atualizada em 15/04/2023 às 19h46min

Rua Aberta reúne famílias e garante renda extra para ambulantes na Ponta Verde

Espaço é sinônimo de lazer e convívio social entre maceioenses e turistas

João Victor Barroso/Ascom Semscs
https://maceio.al.gov.br
Espaço de lazer e convívio social reúne maceioenses e turistas. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

Já virou tradição entre os maceioenses acordar no domingo pela manhã e ir até o trecho da Avenida Silvio Carlos Viana, na orla de Ponta Verde, que fica aberto para a prática de atividade de lazer e de convívio social.

A famosa Rua Aberta, tem cerca de 800 metros, e fica fechada para o trânsito de veículos aos domingos, das 7h às 17h. É dessa forma, que a Prefeitura de Maceió disponibiliza um espaço amplo e estimulante para que famílias locais e turistas possam realizar caminhadas, praticar esportes, entrar em contato com movimentos artísticos, além de movimentar a economia local com a venda de produtos.

De acordo com o secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, Carlos Guido, o Domingo de Lazer é um sucesso absoluto entre públicos de todas as idades, por ser um dos espaços mais democráticos que temos em Maceió, reunindo pessoas de todos os bairros da capital alagoana, além de atrair turistas para o espaço.

“A orla mais bonita do Brasil fica ainda mais massa aos domingos, quando abrimos a rua para que as famílias possam levar as crianças para brincar ao ar livre e participar de atividades educativas. Também é um espaço que estimula o contato com a natureza e atividades físicas, como a caminhada, a corrida, o uso de bicicletas, skates e patins”, disse o secretário.

Além das belezas naturais da orla de Ponta Verde, um atrativo do Domingo de Lazer são os brinquedos infláveis, com pula-pulas e camas elásticas. Tiana Lourenço, 56 anos, é a pioneira na Rua Aberta. Para ela, a renda apurada aos domingos é de onde consegue tirar o sustento da família.

“Para nós, permissionários, a Rua Aberta é de extrema importância, pois é onde tiramos o sustento da nossa família e também o sustento dos nossos funcionários. O Domingo de Lazer é algo muito especial para mim, porque foi nesse espaço que pude desenvolver meu lado de empreendedora no ramo de lazer há 26 anos. Quero aqui agradecer ao prefeito JHC e à Prefeitura de Maceió por estarem zelando com tanto carinho a Rua Aberta!”, comemorou.

Cassiano de Oliveira, 42 anos, é vendedor ambulante, pai de cinco filhos, e quando o domingo chega, ele consegue triplicar as vendas de água de coco para o público que frequenta a Rua Aberta. Há 10 anos na profissão, o comerciante afirma que o Domingo de Lazer é um espaço fundamental para todas as idades, desde as crianças até os idosos.

“Eu só tenho elogios para o Domingo de Lazer. É um espaço excelente para as pessoas que querem se divertir na beira da praia, aproveitando o sol e se refrescando com a minha água de coco geladinha. Para quem trabalha na Rua Aberta, também é uma ótima oportunidade para reforçar a renda. Na semana, eu vendo cerca de 40 cocos por dia, quando chega o domingo, não vendo menos do que 120”, disse o vendedor de coco.

Eventos culturais e esportivos

Outro grande atrativo da Rua Aberta são os eventos culturais, esportivos e as ações sociais que podem ser realizadas no Domingo de Lazer com a autorização da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs).

Para solicitar a realização de eventos na Rua Aberta é preciso dar entrada em um processo no setor de Protocolo da Semscs, levando um ofício, com no mínimo 30 dias de antecedência da data do evento, explicando qual a finalidade, com data, horário, a estrutura que será utilizada, expectativa de público e os documentos básicos para pessoas físicas ou jurídicas.

Os interessados também podem entrar em contato com a Semscs e esclarecer outras dúvidas pelo número (82) 3312-5270.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90