A Scuderia Ferrari decepcionou na classificação para o GP da Austrália da Fórmula 1 em Melbourne. No Q3, alguns erros privaram a equipe de Maranello de um melhor resultado.
Com o abandono do piloto da Red Bull, Sergio Pérez, havia uma possibilidade da Ferrari arrebatar melhores posições de largada para o GP da Austrália deste domingo.
Mas, ao final da sessão classificatória em Melbourne, na Austrália, a scuderia conseguiu garantir apenas um quinto lugar, de Carlos Sainz, e sétimo, de Charles Leclerc.
Em entrevista após a classificação, os pilotos falaram de uma oportunidade perdida para terminar entre os três primeiros.
Para complicar a tarde da Scuderia, houve a ameaça de chuva a cinco minutos do final do Q3, quando os pilotos estavam nos boxes para calçar o último conjunto de macios. Os pilotos foram informados pela equipe para iniciar após apenas uma volta de aquecimento. Leclerc obedeceu, começando a forçar no final da volta de saída, mas não foi o ideal em termos de gerenciamento de pneus. Além disso, o monegasco encontrou Sainz no primeiro setor em ritmo reduzido, tendo decidido por iniciativa própria completar uma segunda volta de aquecimento.
A decisão do espanhol de fazer uma segunda volta de aquecimento obrigou-o a desacelerar em alguns pontos da pista para dar lugar aos que vinham atrás dele, o que fez com que a temperatura dos pneus caísse. “Quando saí, perdi alguns décimos no primeiro setor - confirmou Carlos - e isso me custou um lugar no top-3. Disseram-me que atrás de mim havia pilotos que terminaram na volta rápida, mas isso foi só para alguns, e a desaceleração me custou uma queda na temperatura dos pneus”.
Leclerc então fez uma autocrítica. “Quando você chega ao Q3, tem que juntar tudo já na primeira volta - explicou Charles - então, é claro, poderíamos ter feito melhor com uma melhor comunicação, mas não fiz um bom trabalho. Não estou particularmente feliz com a forma como guiei, a sensação no carro foi muito boa, mas juntei tudo tarde demais”.
Sainz comentou sobre o que espera da corrida de domingo. “Posso confirmar que me sinto à vontade – confirmou Sainz – acho que fizemos um bom progresso em termos de sensação com o carro, fazendo muitas mudanças de configuração. O objetivo é melhorar a situação, principalmente tendo em vista a corrida, então vamos esperar para amanhã”.