O campeão da Fórmula 1, Max Verstappen, conquistou a pole position para a Red Bull no Grande Prêmio da Austrália neste sábado, depois que o companheiro de equipe Sergio Pérez sofreu uma falha no freio que o deixou em último lugar no grid.
O piloto da Mercedes George Russell se juntará a Verstappen na primeira fila para a corrida de domingo em Albert Park ao se classificar em segundo, à frente do companheiro de equipe Lewis Hamilton.
Verstappen teve dificuldades com a aderência durante a qualificação, mas tudo deu certo em seu último esforço, quando rugiu no circuito em 1min16s732, dois décimos de segundo mais rápido que Russell.
“Até então estava muito complicado encontrar aderência”, disse o holandês a repórteres depois de comemorar sua primeira pole em Albert Park e a 22ª de sua carreira.
“Eu só tive tempo na última volta para sair e ir em frente. Desta vez deu certo, estou muito feliz com isso.”
A Red Bull tem dominado a nova temporada, com Verstappen vencendo a primeira corrida, no Barein, e Pérez a segunda, na Arábia Saudita.
Pérez, no entanto, foi eliminado na primeira sessão de qualificação deste sábado, quando travou a frenagem na curva três durante sua primeira volta de saída e encalhou no cascalho.
Isso aconteceu depois de um show de horror para o mexicano no terceiro e último treino livre, quando derrapou várias vezes depois de passar grande parte da sessão confinado nos boxes enquanto os engenheiros trabalhavam em seu carro.
A Mercedes, que não conseguiu subir ao pódio em nenhuma das duas primeiras corridas e estava bem aquém do ritmo da Red Bull, comemorou a qualificação.
“Estou muito feliz com isso”, disse o heptacampeão mundial Hamilton. “Estou muito orgulhoso da equipe – estar nas duas primeiras filas é um sonho para nós. Estar tão perto da Red Bull é incrível.”
O dia foi deu ainda uma pequena da realidade para a Aston Martin e foi totalmente decepcionante para a Ferrari.
Hamilton superou seu antigo rival Fernando Alonso, que largará em quarto no grid para a Aston Martin, à frente do quinto colocado, Carlos Sainz, da Ferrari.
O companheiro de equipe de Sainz, Charles Leclerc, ficará em sétimo, atrás de Lance Stroll, da Aston Martin.