A 98.ª vitória do britânico – que largou na pole position pela 100ª vez –, foi a terceira em quatro corridas depois que ele e a Mercedes deram uma aula de estratégia para superar o piloto holandês da Red Bull, que terminou em segundo lugar apesar de ter assumido a liderança da corrida na primeira volta.
Ele diminuiu rapidamente a diferença, desafiando as previsões da Red Bull de que ele levaria até a última volta para alcançar o adversário – a ultrapassagem, sem dificuldade para assumir a liderança, aconteceu com seis voltas de sobra.
"Um começo tão apertado... e depois disso, foi apenas caçar", disse Hamilton, o primeiro piloto a vencer depois de largar na pole nesta temporada. "Foi um longo caminho para recuperar esses 20 segundos, mas foi uma boa aposta, uma ótima estratégia da equipe."
Verstappen, que fez uma segunda parada depois de perder a liderança para garantir um ponto bônus com a volta mais rápida, disse que já esperava esse final de corrida.
"Não podíamos ter feito muito mais. Eles foram para outra parada e então eu soube que tinha acabado porque eu já estava lutando com os pneus e dava para ver que a cada volta ele [Hamilton] ficava cada vez mais perto", disse ele.
"Eu estava [como estava como um] pato sentado... estávamos claramente sem ritmo. Eu tentei tudo que pude."
O companheiro de equipe de Hamilton, o finlandês Valtteri Bottas, terminou em terceiro, repetindo o pódio do Grande Prêmio de Portugal, disputado no fim de anterior.
A Mercedes continuou uma sequência de vitórias notável no circuito espanhol, onde triunfou em todas as corridas desde 2013. Eles aumentaram sua liderança sobre a Red Bull na classificação de construtores para 29 pontos.
No campeonato de pilotos, Hamilton agora tem 94 pontos contra 80 de Verstappen, seguido por Bottas, que subiu para terceiro, com 47 pontos.
Charles Leclerc, da Ferrari, terminou em quarto lugar, com o mexicano Sergio Pérez em quinto pela Red Bull.
O australiano Daniel Ricciardo, da McLaren, foi o sexto e o espanhol Carlos Sainz o sétimo, em sua primeira corrida em casa pela Ferrari.
Lando Norris, da McLaren, foi oitavo, com Esteban Ocon em nono para Alpine e Pierre Gasly conquistando o ponto final para AlphaTauri.
Cerca de 1.000 espectadores puderam assistir a corrida das arquibancadas depois que as duas etapas anteriores na Itália e em Portugal foram realizadas a portas fechadas devido à pandemia de Covid-19.
(Com informações da Reuters)