O piloto britânico Lewis Hamilton conquistou neste sábado (8) sua centésima pole position na Fórmula 1 ao marcar o tempo de 1:16.741 no treino de classificação para o Grande Prêmio da Espanha.
Atrás de Hamilton, heptacampeão da categoria, aparecem nesta lista Michael Schumacher, que largou da primeira posição 68 vezes, Ayrton Senna, com 65 poles e Sebastian Vettel, que partiu em 1º em 57 ocasiões – e é o único, além de Hamilton, entre os dez pilotos com mais poles ainda em atividade.
Max Verstappen, da Red Bull, largará na segunda posição na corrida disputada no Circuito da Catalunha – ele ficou 0s36 atrás do britânico –, seguido por Valtteri Bottas, da Mercedes, que ficou na terceira posição com a marca de 1:16.873.
Charles Leclerc, Esteban Ocon, Carlos Sainz, Daniel Ricciardo, Sergio Pérez, Lando Norris e Fernando Alonso completam as 10 primeiras posições de largada para a corrida, cuja largada está marcada para domingo (9), às 10h.
"Sinto-me muito humilde e muito grato. Estou em êxtase, como se fosse a minha primeira [pole]", disse Hamilton após a sessão de classificação – ele tentará conquistar sua 98ª vitória no domingo.
"Não posso acreditar que chegamos a 100 e isso é devido aos homens e mulheres na nossa fábrica que estão continuamente elevando o nível e nunca desistem", continuou o heptacampeão.
"[Graças ao] apoio que tenho, é um sonho para mim trabalhar com esses caras e a jornada que temos feito tem sido imensa."
A pole do britânico também deu continuidade a um notável domínio da Mercedes na Espanha: um piloto da equipe larga em primeiro no circuito desde que Nico Rosberg começou a sequência, em 2013.
Em 2021, nenhum piloto ganhou partindo da 1ª posição até agora, mas o circuito de Barcelona costuma recompensar essa posição de largada mais do que os outros, com o vencedor saindo da pole 22 vezes em 30 corridas até o momento.
Hamilton já venceu na Catalunha cinco vezes, incluindo as últimas quatro provas disputadas lá, e está atrás de sua terceira vitória em uma temporada que se tornou uma batalha entre ele e Verstappen, que comemora neste fim de semana sua 100ª corrida pela Red Bull.
O jovem holandês de 23 anos triunfou em sua estreia pela equipe justamente em Barcelona, em 2016, tornando-se o mais jovem vencedor de corridas de todos os tempos, aos 18 anos.
(Com informações da Reuters)