Encerrou-se este domingo a época de 2022 da Fórmula 1, com o GP de Abu Dhabi em Yas Marina. Os campeões já estavam encontrados há algumas semanas e, agora, ficou definida a classificação final dos campeonatos.
O campeão Max Verstappen (Red Bull) acabou com um recorde de 454 pontos, mais 146 do que Charles Leclerc (Ferrari). Numa luta que se prolongou até ao fim, o monegasco bateu Sergio Pérez (Red Bull) por apenas três pontos. Curiosamente, este pódio do Mundial correspondeu, pela mesma ordem, ao pódio da corrida de Abu Dhabi.
Em quarto na sua primeira época com a Mercedes ficou George Russell, a 30 pontos do terceiro lugar e com mais 29 do que Carlos Sainz (Ferrari) que concluiu em quinto. O espanhol superou Lewis Hamilton (Mercedes) por seis pontos, aproveitando da melhor forma o abandono do rival nesta corrida. Em sétimo já estava garantido Lando Norris (McLaren), que fechou com mais 30 pontos do que Esteban Ocon (Alpine) na luta do «segundo pelotão».
Todos os pilotos titulares pontuaram, sendo o único a zeros Nico Hülkenberg – que nas primeiras duas rondas substituiu Sebastian Vettel na Aston Martin quando este se encontrava infetado pela Covid-19.
Entre os construtores, a campeã Red Bull concluiu com 759 pontos amealhados, batendo a Ferrari por 205 pontos. A Scuderia foi vice-campeã com mais 39 pontos do que a Mercedes, que deste modo passou o testemunho após oito títulos consecutivos. No «segundo pelotão» foi a Alpine a levar a melhor sobre a McLaren com mais 14 pontos.
A Alfa Romeo ficou em sexto a 104 pontos do top cinco – terminou em igualdade com a Aston Martin e levou a melhor pelos resultados individuais em corrida. A Haas superou a AlphaTauri por dois pontos de modo a ser oitava e a Williams fechou a classificação com apenas oito pontos.
Mundial de pilotos:
Mundial de construtores: