MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
09/10/2022 às 08h54min - Atualizada em 09/10/2022 às 08h54min

Verstappen vence GP do Japão e é bicampeão mundial de F1 após penalização a Leclerc

Velocidade

AFP
https://esportes.yahoo.com/

Vencedor do GP do Japão, que foi interrompido por cerca de duas horas devido à chuva que caiu neste domingo no circuito de Suzuka, o holandês Max Verstappen foi declarado bicampeão mundial de Fórmula 1 em uma confusão geral após uma penalidade ser aplicada a seu rival monegasco Charles Leclerc (Ferrari) pouco depois do fim da corrida.

Ao término de uma corrida interrompida na terceira volta por causa das condições climáticas e de dois abandonos, Verstappen (Red Bull) cruzou a linha de chegada à frente de Leclerc e do compatriota mexicano Sergio Pérez (Red Bull).

Mas Leclerc, segundo colocado no Mundial, acabou sendo penalizado e perdeu o lugar para Pérez. Essa mudança de posições permitiu que o holandês de 25 anos se sagrasse campeão mundial pela segunda temporada consecutiva.

A princípio, o próprio Verstappen assumiu que teria que esperar outra corrida para se tornar campeão mundial. Questionado após cruzar a linha de chegada, Verstappen comemorou a vitória, mas não o título.

"O campeonato teria sido ótimo se tivéssemos vencido aqui, mas temos outra chance na próxima corrida", disse ele, já pensando no Grande Prêmio dos Estados Unidos.

Mas nesse ponto, Leclerc recebeu uma penalidade de cinco segundos por sair da pista na última volta e de ter "tirado vantagem" disso em relação a Perez, que o perseguia.

Verstappen dominou com autoridade uma corrida encurtada devido à sua interrupção, cruzando a linha de chegada 26 segundos à frente de Leclerc e 27 de Pérez.

A corrida foi reduzida, já que precisa terminar três horas após a largada inicial.

Depois de largar na pole position neste 18º GP da temporada (de um total de 22), Verstappen (Red Bull) manteve a liderança, na primeira largada às 14h00 locais (2h da manhã de Brasília), apesar da boa largada e a tentativa de ultrapassagem por parte de Leclerc.

Primeiro muito difíceis para os pilotos, desconfortáveis com a chuva e a água, as condições melhoraram após a segunda largada, quando o temporal diminuiu.

"Não dava para ver nada. Fiquei surpreso que a largada tenha sido dada, era perigoso. É brincar com fogo e garanto que haverá acidentes se a corrida for retomada nessas condições", reagiu o tailandês Alex Albon (Williams) , que abandonou devido a problemas mecânicos.

O espanhol Carlos Sainz (Ferrari) também deixou a prova após um acidente. O chinês Zhou Guanyu (Alfa Romeo) e o alemão Sebastian Vettel (Aston Martin) rodaram na primeira volta, mas continuaram.

A corrida foi interrompida para permitir a evacuação dos dois carros.

ole/psr/aam.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90