Max Verstappen venceu o Grande Prêmio do Azerbaijão, oitava etapa da temporada 2022 da Fórmula 1, realizado neste domingo (12) no circuito instalado nas ruas de Baku. Foi a quinta vitória de Verstappen na temporada.
Em dia de dobradinha da Red Bull, Sergio Perez chegou a liderar a corrida, mas terminou na segunda posição. George Russell, da Mercedes, completou o pódio em terceiro.
Na disputa pelo título dos construtores, a Ferrari saiu sem pontos de Baku depois que ambos os carros se retiraram da corrida.
Verstappen largou em terceiro no grid, mas subiu para o segundo lugar quando o pole position Charles Leclerc parou sob um Virtual Safety Car.
Ele então seguiu o companheiro de equipe Sergio Perez, que assumiu a liderança da corrida na primeira curva depois da largada.
Verstappen ultrapassou Perez na volta 15, equanto o mexicano não tinha um bom rendimento com seus pneus médios.
Nas voltas seguintes, os dois carros da Red Bull foram aos boxes trocar para pneus duros novos e ficaram em segundo e terceiro, mas subiram na ordem quando Leclerc abandonou com um problema.
Problemas para a Ferrari
Carlos Sainz foi o primeiro a abandonar a corrida, ainda nos estágios iniciais do GP do Azerbaijão. Já Leclerc teve um problema hidráulico e abandonou pela segunda vez em três corridas.
Leclerc agora ficou ainda mais para trás na classificação dos pilotos, 34 pontos em terceiro lugar, com Pérez passando para o segundo lugar.
A Ferrari também perdeu mais terreno para a Red Bull no Campeonato de Construtores e agora está 80 pontos atrás de seus rivais.
Hamilton é escolhido o piloto do dia
Lewis Hamilton fez uma boa recuperação para terminar na quarta posição, depois de parar sob um VSC causado pelo abandono de Kevin Magnussen.
O sete vezes campeão mundial ultrapassou as AlphaTauri de Yuki Tsunoda e Pierre Gasly para terminar a corrida atrás do seu companheiro de equipe Russell.
Sebastian Vettel foi sexto, conquistando seu melhor resultado desde o GP da Bélgica do ano passado, à frente de Fernando Alonso em sétimo.
Daniel Ricciardo fez seu único pit stop sob o VSC causado por Magnussen e acabou à frente do companheiro de equipe Lando Norris. Esteban Ocon levou o ponto final em 10º.
Confira o resultado do GP do Azerbaijão de F1:
Gasly foi o quinto, e Tsunoda estava a caminho de uma forte quantidade de pontos antes de uma bandeira preta e laranja por um problema de DRS forçar o piloto japonês a entrar nos boxes e sair dos pontos no final da corrida.