MENU

12/06/2022 às 20h30min - Atualizada em 12/06/2022 às 20h30min

Ferrari quebra e Verstappen vence o GP do Azerbaijão de F1

Por Gabriel Gavinelli
https://www.f1mania.net/
Foto: XPB Images

Max Verstappen venceu o Grande Prêmio do Azerbaijão, oitava etapa da temporada 2022 da Fórmula 1, realizado neste domingo (12) no circuito instalado nas ruas de Baku. Foi a quinta vitória de Verstappen na temporada.

Em dia de dobradinha da Red Bull, Sergio Perez chegou a liderar a corrida, mas terminou na segunda posição. George Russell, da Mercedes, completou o pódio em terceiro.

Na disputa pelo título dos construtores, a Ferrari saiu sem pontos de Baku depois que ambos os carros se retiraram da corrida.

Verstappen largou em terceiro no grid, mas subiu para o segundo lugar quando o pole position Charles Leclerc parou sob um Virtual Safety Car.

Ele então seguiu o companheiro de equipe Sergio Perez, que assumiu a liderança da corrida na primeira curva depois da largada.

Verstappen ultrapassou Perez na volta 15, equanto o mexicano não tinha um bom rendimento com seus pneus médios.

Nas voltas seguintes, os dois carros da Red Bull foram aos boxes trocar para pneus duros novos e ficaram em segundo e terceiro, mas subiram na ordem quando Leclerc abandonou com um problema.

Problemas para a Ferrari

Carlos Sainz foi o primeiro a abandonar a corrida, ainda nos estágios iniciais do GP do Azerbaijão. Já Leclerc teve um problema hidráulico e abandonou pela segunda vez em três corridas.

Leclerc agora ficou ainda mais para trás na classificação dos pilotos, 34 pontos em terceiro lugar, com Pérez passando para o segundo lugar.

A Ferrari também perdeu mais terreno para a Red Bull no Campeonato de Construtores e agora está 80 pontos atrás de seus rivais.

Hamilton é escolhido o piloto do dia

Lewis Hamilton fez uma boa recuperação para terminar na quarta posição, depois de parar sob um VSC causado pelo abandono de Kevin Magnussen.

O sete vezes campeão mundial ultrapassou as AlphaTauri de Yuki Tsunoda e Pierre Gasly para terminar a corrida atrás do seu companheiro de equipe Russell.

Sebastian Vettel foi sexto, conquistando seu melhor resultado desde o GP da Bélgica do ano passado, à frente de Fernando Alonso em sétimo.

Daniel Ricciardo fez seu único pit stop sob o VSC causado por Magnussen e acabou à frente do companheiro de equipe Lando Norris. Esteban Ocon levou o ponto final em 10º.

Confira o resultado do GP do Azerbaijão de F1:

 

Gasly foi o quinto, e Tsunoda estava a caminho de uma forte quantidade de pontos antes de uma bandeira preta e laranja por um problema de DRS forçar o piloto japonês a entrar nos boxes e sair dos pontos no final da corrida.

1) Max Verstappen (Red Bull)
2) Sergio Pérez (Red Bull)
3) George Russell (Mercedes)
4) Lewis Hamilton (Mercedes)
5) Pierre Gasly (AlphaTauri/Red Bull)
6) Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes)
7) Fernando Alonso (Alpine/Renault)
8) Daniel Ricciardo (McLaren/Mercedes)
9) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
10) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
11) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari)
12) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
13) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Red Bull)
14) Mick Schumacher (Haas/Ferrari)
15) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes)
16) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
DNF) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
DNF) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari)
DNF) Charles Leclerc (Ferrari)
DNF) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »