O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Mestra Virgínia, que fica localizado no Clima Bom, realizou no sábado (12), a primeira etapa da oficina de culinária afro-brasileira, ministrada pelo Chef Daniel Toledo.
A primeira etapa do curso contou com a presença de nove mulheres, todas chefes de família, que aprenderam a receita do acarajé, prato típico da culinária afro-brasileira. No fim da aula, as participantes puseram em prática as orientações com a produção da iguaria.
As alunas são mães de alunos que estudam na creche Mestra Virgínia. Com a participação no curso, elas podem assegurar novos meios de gerar renda extra para suas famílias, utilizando os ensinamentos ancestrais, deixados pelas gerações de africanos que vieram na situação de escravizados para o Brasil.
Uma das participantes do curso, Maria Eliene, comentou sobre o aprendizado. “Foi muito prazeroso fazer o curso. Tudo que eu aprendi com o Chef Daniel vai servir de ferramenta na minha vida, porque eu planejo vender acarajé e colocar em prática todas as técnicas, mudando assim minha situação financeira”, revelou.
O diretor da creche, Akauê Basili, conta que para ele essa ação de capacitação é histórica e necessária. Ele ressalta a importância da oficina de culinária afro-brasileira, para a geração de renda extra, através das receitas ensinadas.
“É de imensa importância que mais ações como essa venham assistir essas chefes de família, pois em sua maioria, são mulheres que precisam sustentar uma família com menos de um salário-mínimo”, pontuou o diretor.
As aulas acontecem todo segundo sábado de cada mês. No final, as participantes vão receber o certificado do curso.