O governador interino Fernando Tourinho assistiu, na manhã desta sexta-feira (17), a uma apresentação dos projetos e obras desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Transportes e Desenvolvimento Urbano (Setrand) e Departamento de Estradas e Rodagem (DER,) que envolvem a construção e pavimentação asfáltica de estradas a obras de urbanização.
Ao final da apresentação, o governador interino demonstrou estar impressionado com a robustez das obras e projetos executados pela Setrand e DER, pelo grande alcance social para a população de todo o estado. “Gostaria de parabenizar a equipe do Setrand e DER por esse grande trabalho que vem sendo desenvolvido”, declarou o governador interino.
Pei Fon / Agência Alagoas
O secretário de Transportes e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, lembrou que a Setrand foi criada na primeira gestão do governo Renan Filho com a responsabilidade de execução de obras de estradas e serviços de urbanização, e hoje é responsável pelos programas Vida Nova nas Grotas, Alagoas de Ponta a Ponta, Pró-Estrada e Minha Cidade Linda.
Mosart destacou o alcance social dos programas desenvolvidos pela Setrand para melhoria da qualidade de vida da população, a exemplo do Vida Nova das Grotas. “A proposta do Vida Nova nas Grotas é elevar a qualidade de vida da população residente nas grotas, com implantação de escadarias, corrimões, passarelas, pontilhões e drenagem”, explicou o secretário.
Pei Fon / Agência Alagoas
Só em Maceió, as obras do programa devem atingir mais de 100 grotas, além de municípios do interior como Maragogi, Penedo, Coqueiro Seco e Barra do Santo Antônio. “Até o momento, já foram executados serviços em 62 grotas e mais quatro estão em execução”, informou Mosart Amaral. “São obras de um alcance social inestimável, que levam cidadania aos moradores dessas localidades”, acentuou.
Pei Fon / Agência Alagoas
Outro programa de grande alcance social executado pela Setrand é o Minha Cidade Linda, que em sua primeira etapa atendeu municípios com até 50 mil habitantes, atingindo 91 municípios, e na segunda etapa chegando a 11 municípios com mais de 50 mil habitantes, garantindo pavimentação em paralelepípedo, além de construção de calçadas e de praças com equipamentos de lazer.
O terceiro programa apresentado foi o Alagoas de Ponta a Ponta, cujo objetivo é a pavimentação asfáltica de estradas vicinais que ligam a cidade a povoados. A previsão é beneficiar povoados de 41 municípios, com 20 estradas já executadas, 18 em execução e três a iniciar.
Pei Fon / Agência Alagoas
Estradas recuperadas e duplicadas
Outro programa que recebeu destaque foi o Pró-Estrada, que visa à recuperação de pavimentação asfáltica em áreas urbanas. Entre as obras do programa está a duplicação da AL-101 Norte, considerada uma das mais complexas executadas pelo Governo de Alagoas, devido a questões ambientais e de desapropriação de áreas. O valor previsto da obra é de R$ 412 milhões, atingindo os municípios de Maceió, Paripueira e Barra de Santo Antônio. Outra obra em andamento é a de melhoria e implantação da AL-101 Norte, da Barra de Santo Antônio à Barra de Camaragibe, com em extensão de 13 Km, em fase de conclusão.
O Diretor do DER, Iran Menezes, também apresentou ao governador interino as obras e projetos que estão sendo executados pela autarquia vinculada a Setrand. Segundo Menezes, o departamento tem hoje 20 obras em andamento, a exemplo dos 220 quilômetros de duplicação da AL-220, do trecho entre Arapiraca a Delmiro Gouveia.
Pei Fon / Agência Alagoas
“Até 2015, Alagoas tinha apenas 30 quilômetros de rodovias duplicadas, hoje temos mais de 400 quilômetros. Nossa malha viária tem hoje 1.600 km, com previsão de chegar a mais de três mil quilômetros de estradas pavimentadas”, ressaltou o diretor-presidente do DER, acrescentando que a maioria das obras em execução pelo DER deve ser concluída até o final deste ano.