MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
29/03/2021 às 21h07min - Atualizada em 29/03/2021 às 21h07min

Aplicativo desenvolvido pela Ufal detecta que pessoas não fizeram uso de máscaras em 67% das aglomerações

Por: Redação*
https://www.cadaminuto.com.br/
Foto: Reprodução / Instagram

Um aplicativo desenvolvido pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) aponta que em 67% das aglomerações cadastradas, ocorridas em Alagoas, nenhuma pessoa usava máscara. Desenvolvido para ajudar a identificar os pontos de aglomeração, o aplicativo também continua registrando o comportamento das pessoas que não obedecem às recomendações de decretos, nem os protocolos sanitários para o combate à propagação da Covid-19.

Em quase um ano, de lançado, o aplicatico Covid Aglomeração acompanha a linha do tempo com as aglomerações cadastradas por dia mostra situações semelhantes todos os finais de semana, quando os registros sofrem um pico.

Nos últimos três sábados, dias 13, 20 e 27 de março, o app registrou os maiores números de pessoas reunidas num só lugar, mesmo com os crescentes registros de casos e mortes por covid-19.

De acordo com informações do dashboard, o painel visual onde os indicadores relevantes do aplicativo ficam centralizados, nenhuma pessoa estava usando máscara em 67% das aglomerações cadastradas. Isso representa dois terços do total. E outro comportamento identificado nesta fase da pandemia é que houve mudanças no ranking dos dez locais mais citados. Isso refletiu na nuvem de palavras mais utilizadas pelos usuários, que agora desponta ‘casa’ como uma das que mais se destacam, ao lado de ‘rua’ e ‘praça’.

Segundo o criador do app, professor Márcio Ribeiro, do Instituto de Computação (IC), lugares como bares e agências bancárias continuam aparecendo na lista, mas os usuários diminuíram a frequência do registro. Ribeiro também informou que o aplicativo já foi utilizado em quase todos os estados do território nacional, com a única exceção para Rondônia, onde não há cadastro, e vários outros países, a exemplo do Chile, onde houve registro de aglomeração no último final de semana.

O software é de simples manuseio, para que todos os interessados possam baixar e inserir informações. “Para que funcione efetivamente, é preciso a adesão de colaboradores. Por isso, quanto mais pessoas usarem e divulgarem o aplicativo, mais informações teremos em tempo real”, lembrou Ribeiro.

Sobre o app

O aplicativo Covid Aglomerações permite que pessoas possam registrar, identificar e rastrear aglomerações no mapa. Lá ficam sinalizados todos os pontos das últimas 24 horas e, em outra aba, as informações aparecem em cores diferenciadas, considerando o número estimado de pessoas. Também ficam salvos os dados sobre local, dia e horário em que a aglomeração foi vista.

Para facilitar o acompanhamento em tempo real, a equipe do Laboratório de Engenharia e Sistemas (Easy) do IC envolvida no projeto, lançou um site onde é possível visualizar o mapa das aglomerações cadastradas.

Saiba mais sobre o app, disponível para download na Play Store e na Apple Store.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90