(Reuters) - O australiano Daniel Ricciardo venceu o Grande Prêmio da Itália com direito a dobradinha com Lando Norris da McLaren neste domingo em Monza, enquanto os principais concorrentes na disputa pelo título da Fórmula 1, Max Verstappen e Lewis Hamilton, saíram da corrida após colidirem entre si.
A vitória foi a primeira da McLaren desde 2012 e a primeira de Ricciardo desde quando ainda corria pela Red Bull em 2018.
"Já estava na hora", disse o feliz e sorridente australiano. "Liderei literalmente do início ao fim. Acho que nenhum de nós esperava isso", afirmou.
"Não apenas vencer, mas também conseguir uma dobradinha, é uma loucura. Para a McLaren, estar no pódio é um feito enorme."
Valtteri Bottas foi o terceiro com sua Mercedes depois de vencer o treino de velocidade do sábado e, em seguida, largar no final do grid devido a uma punição.
Enquanto a McLaren comemorava, Verstappen e Hamilton não tinham motivos para sorrir.
Os dois colidiram após a saída do pitstop, com a Red Bull de Verstappen levantando do meio-fio e terminando em cima da Mercedes de Hamilton na brita, com o dispositivo de proteção de cabeça mantendo o atual campeão fora de perigo.
Ambos deixaram a prova após o acidente na primeira chicane, com a vantagem de cinco pontos de Verstappen no campeonato mantida.
"Isso é o que acontece quando você não dá espaço (na saída do pit)", disse Verstappen no rádio da equipe.