MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
17/07/2021 às 18h21min - Atualizada em 17/07/2021 às 18h21min

'Titane' leva Palma de Ouro em Cannes

Diretora francesa Julia Ducournau concorria pela primeira vez e tornou-se a segunda mulher na história a vencer prêmio principal

Thomas Page, da CNN
https://www.cnnbrasil.com.br/
Foto: Pascal Le Segretain/Getty Images

A diretora francesa Julia Ducournau tornou-se a segunda mulher na história do Festival de Cannes a ganhar a Palma de Ouro de Melhor Filme, prêmio garantido por 'Titane', em resultado anunciado neste sábado (17). 

Em um momento chocante, Spike Lee, o presidente do júri, anunciou o filme vencedor mais cedo na cerimônia após um problema de comunicação. Depois de momentos de desconforto entre o público, o evento voltou ao seu ritmo regular. 

Ducournau, que também dirigiu o filme "Raw", retornou a Cannes com seu segundo longa, o primeiro a concorrer ao prêmio principal. 'Titane' conta a história de uma jovem mulher que sobrevive a um acidente automobilístico na infância e passa a ter uma relação peculiar com carros na vida adulta.  

O filme dividiu a crítica, mas o júri formado pelos diretores Spike Lee, Mati Diop, Kleber Mendonça Filho, Jessica Hausner, as atrizes e atores Maggie Gyllenhaal, Mélanie Laurent, Tahar Rahim e Song Kang-ho e a cantora e compositora Mylène Farmer julgaram-no digno do principal prêmio da noite.

O Grand Prix, o segundo prêmio do Festival, foi concedido duplamente para "A Hero", de Asghar Farhadi, e "Compartment No.6.", do diretor Juho Kusomanen. 

"A Hero", intrigante longa do iraniano duas vezes vencedor do Oscar, conta a história de um prisioneiro que, após realizar boas ações no dia de sua soltura, vive uma sequência de bons e maus acontecimentos. Já "Compartment No.6" tem sido classificado como um novo "Antes do Amanhecer" por seu enredo de encontro em um trem. 

O filme "Memoria", do diretor tailandês Apicatpong Weerasethakul, e "Ahed's Knee", do israelense Nadav Lapid, dividiram o Prêmio do Júri.

Júri do Festival de Cannes 2021 em cerimônia de entrega dos prêmios

Júri do Festival de Cannes 2021 em cerimônia de entrega dos prêmios


Júri do Festival de Cannes 2021 em cerimônia de entrega dos prêmios Foto: Pascal Le Segretain/Getty Images


O prêmio de Melhor Diretor foi para o francês Leos Carax pelo musical "Annette", estrelando Adam Driver e Marion Cotillard em um romance musicado pelo duo pop Sparks. Já o Melhor Roteiro foi angariado por Ryusuke Hamaguchi por "Drive my Car", uma adaptação de uma novela de Haruki Murakami feita pelo diretor japonês.

Caleb Landry Jones levou o prêmio de Melhor Ator por "Nitram", uma releitura do diretor Justin Kurzel ao massacre de Port Arthur na Austrália em 1996. Renate Reinsve levou a estatueta de Melhor Atriz por "The Worst Person in the World", de Joachim Trier.

Já o Camera d'Or de primeiro filme apresentado no Festival foi para "Murina", de Antoneta Alamat Kusijanovic, um tenso drama familiar ambientado no Mar Mediterrâneo. 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90