Max Verstappen, da Red Bull, liderou todas as voltas e venceu o Grande Prêmio da Estíria de Fórmula 1, neste domingo (27), na Áustria, após largar na frente.
O piloto holandês chegou a 131 pontos no campeonato de pilotos e está 18 pontos à frente de Lewis Hamilton, segundo colocado na corrida e na disputa pelo título de 2021 da F1.
O piloto britânico, sete vezes campeão da categoria, ainda conseguiu um ponto extra no circuito de Spielberg por marcar a volta mais rápida da corrida.
Valtteri Bottas, companheiro de Hamilton na Mercedes, completou o pódio, chegando em terceiro. Nas últimas voltas, ele conseguiu segurar o mexicano Sergio Pérez, que tinha pneus mais novos, e cruzou a linha de chegada apenas 0,527 segundo à frente do piloto da Red Bull.
Com a vitória de Verstappen, a Mercedes completou quatro corridas seguidas sem vitória pela primeira vez desde 2013. Também é a primeira vez neste período que a Red Bull conquista quatro vitórias seguidas.
"Inacreditável. O carro estava incrível hoje", disse Verstappen no rádio da equipe após a quarta vitória do holandês de 23 anos em oito corridas nesta temporada, a segunda consecutiva e a 14ª de sua carreira.
"Nunca sabemos como [a corrida] vai acabar, mas senti imediatamente [após a largada] um bom equilíbrio no carro", acrescentou ele, ao ser entrevistado após a corrida.
"Foi bom conseguir controlar os pneus desde o início. O carro parecia que ainda tinha borracha no final."
Todos os demais pilotos chegaram uma volta atrás de Verstappen, que lidera os esforços da Red Bull para quebrar o domínio da Mercedes desde o início da era V6 turbo híbrido na F1, em 2014.
"Essa é a vitória mais dominante que tivemos até agora neste ano", disse o chefe da Red Bull, Christian Horner. A equipe austríaca está 40 pontos à frente da Mercedes no campeonato de construtores.
"Foi uma corrida um pouco solitária", disse Hamilton, antes do pódio. "Eu estava tentando acompanhar esses caras, mas pela velocidade que eles têm, eles obviamente fizeram grandes melhorias nas últimas corridas e é impossível acompanhá-los.”
"Acho que os trechos longos deles parecem um pouco melhor... parece que perdemos muito nas retas."
Lando Norris, da McLaren, terminou em quinto, com Carlos Sainz e Charles Leclerc, da Ferrari, em sexto e sétimo, respectivamente.
O canadense Lance Stroll, da Aston Martin, foi oitavo à frente de Fernando Alonso, da Alpine, e do japonês Yuki Tsunoda, conquistando o ponto final para AlphaTauri.
O pitoresco circuito de Spielberg será palco outra corrida de F1 no próximo fim de semana: o Grande Prêmio da Áustria.