A premiação de Fernanda Torres, eleita Melhor Atriz em Filme de Drama no Globo de Ouro 2025 por “Ainda Estou Aqui”, emocionou os brasileiros no último domingo (5). Porém, o evento ficou ainda mais emotivo para quem assistiu à transmissão original, em inglês.
Ao anunciar que o prêmio iria para a atriz brasileira, o locutor relembrou a indicação de Fernanda Montenegro, mãe de Torres, em 1999, pelo filme “Central do Brasil”. “Ela é a segunda brasileira a ser indicada ao prêmio”, iniciou antes de uma pausa: “Sua mãe foi a primeira”.
Ainda que impreciso, o comentário emocionou os brasileiros pelo simbolismo. Antes das “Fernandas”, Sonia Braga concorreu em 1986 por “O Beijo da Mulher-Aranha” e em 1989 por “Luar Sobre Parador”. Braga também foi indicada na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante em Minissérie, de 1995, por Amazônia em Chamas.
Tava aqui lembrando do locutor oficial do Golden Globe falando “she's the second brazilian to be nominated (pausa dramática) HER MOTHER WAS THE FIRST!”
— COBAT (@artcobat) January 6, 2025
Sério, arrepiante. pic.twitter.com/9a0J3tlZg5
No discurso de agradecimento, Torres emocionou o público ao dedicar a vitória à sua mãe: “Quero dedicar esse prêmio à minha mãe. Vocês não têm ideia. Ela estava aqui há 25 anos. Isso é uma prova que a arte pode resistir através da vida”.
A fala foi uma referência ao momento em que, na época, Walter Salles, Fernanda Montenegro e Vinicius Oliveira subiram ao palco para receber o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro por Central do Brasil. Montenegro havia sido indicada como Melhor Atriz em 1999 por sua atuação no filme, mas perdeu a estatueta para Cate Blanchett, protagonista de Elizabeth.
Fernanda Torres também agradeceu à equipe do longa e à sua família. “Para o Andrucha, meus filhos, Selton [Mello], e todos que tornaram isso possível, muito obrigada”, disse.
O filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, retrata o desaparecimento do ex-deputado Rubens Paiva durante a ditadura militar e o impacto sobre sua família. Na disputa, Fernanda superou nomes de peso como Angelina Jolie, Nicole Kidman e Kate Winslet.
DISCURSO COMPLETO DE FERNANDA TORRES, VENCEDORA DO GLOBO DE OURO DE MELHOR ATRIZ.
— Nação Multiversal (@nmultiversal_) January 6, 2025
“Eu quero dedicar esse prêmio a minha mãe que esteve aqui há 25 anos.” #GoldenGlobes pic.twitter.com/aeWdVSZmxh