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10/12/2024 às 08h52min - Atualizada em 10/12/2024 às 08h52min

Federalização de rodovias alagoanas não significa privatização nem cobrança de pedágio, diz Ministério dos Transportes

Órgão reforça que não há qualquer estudo no momento para repasse das estradas à iniciativa privada

Ana Beatriz Rodrigues / Agência Alagoas, com Ascom Ministério dos Transportes
https://alagoas.al.gov.br

Diferentemente das concessões, a federalização das rodovias não envolve pagamento de pedágio Thiago Sampaio / Agência Alagoas

O Ministério dos Transportes (MT) publicou, no final da tarde desta segunda-feira (9), nota afirmando que a federalização das rodovias estaduais AL-101 Sul, AL-455 e AL-105, anunciada na última sexta-feira (6), não implica em privatização e nem na cobrança de pedágios. A nota reforça que não há qualquer estudo no momento para repasse das estradas à iniciativa privada. 


O MT esclarece que, diferentemente do programa de concessões, a federalização das rodovias não envolve pagamento de pedágio. "Neste caso, os investimentos em melhorias e manutenção das rodovias são 100% públicos, diferentemente do que ocorre quando há investimentos privados. Portanto, não há cobrança de pedágio", explica o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Galvão.

 

Com a federalização, as rodovias alagoanas receberão investimentos do Programa de Manutenção do Governo Federal. Serão incorporadas à BR-349 pouco mais de 110 km de estradas alagoanas. A medida garante recursos federais necessários à modernização da malha, e integra o sul do estado a Maceió, beneficiando rotas turísticas e o escoamento da produção.


Com a medida, os trechos passam a ser administrados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O novo corredor logístico será conectado à ponte sobre o Rio São Francisco, entre Penedo (AL) e Neópolis (SE).
 

A mudança é fundamental para o avanço da capacidade, segurança e serviços prestados nessas estradas. Em Alagoas, 80% das rodovias sob a gestão do Ministério dos Transportes são consideradas boas, de acordo com o Índice de Condição de Manutenção (ICM) medido pelo DNIT.


Veja os trechos que integram a federalização:

 

1. Do entroncamento da BR-424 com a AL-101, em direção a Maceió, até o entroncamento com a AL-220, na Barra de São Miguel, totalizando 21,8 km.

 

2. Do entroncamento com a AL-220, na Barra de São Miguel, até a Estrada do Pontal, no acesso leste de Coruripe, totalizando 49,4 km.

 

3. Do entroncamento com a Rodovia Radialista Walmari Vilela, no acesso sul de Coruripe, até o entroncamento com a AL-455, totalizando 12,6 km.

 

4. Do entroncamento com a AL-455 até o entroncamento com a AL-105, no acesso oeste de Pindorama, em Coruripe, totalizando 5,6 km.

 

5. Do entroncamento com a AL-105, no acesso leste de Pindorama, até o acesso noroeste de Campo Grande, em Penedo, totalizando 17,1 km.

 

6. Do entroncamento com a AL-105, no acesso sudeste de Campo Grande, até o entroncamento com a Avenida Guarany, no acesso oeste de Penedo, totalizando 3,6 km.

Ana Beatriz Rodrigues / Agência Alagoas, com Ascom Ministério dos Transportes


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