MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
22/11/2023 às 17h03min - Atualizada em 22/11/2023 às 17h03min

OUTRA MENTIRA: Bolsonaro não recebeu repatriados de Gaza antes de Lula; postagens utilizam registros antigos

História por AFP Brasil
https://www.msn.com
Captura de tela feita em 16 de novembro de 2023 de uma publicação no TikTok © Fornecido por AFP Fact Check
Devido à guerra entre Israel e Hamas, desencadeada pelo ataque surpresa do movimento islamista palestino em 7 de outubro de 2023, o governo federal montou uma operação para resgatar brasileiros e familiares que estavam na Faixa de Gaza. Nesse contexto, publicações visualizadas mais de 1 milhão de vezes apontam que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu os brasileiros repatriados antes do mandatário Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Isso é falso: o conteúdo viral usa um vídeo de Bolsonaro em um voo comercial em junho de 2023 e o áudio da repatriação de brasileiros vindos da China em 2020.

“Bolsonaro passa a perna em Lula e recebe os brasileiros primeiro”, diz o texto sobreposto ao vídeo compartilhado no Facebook, no Instagram, no TikTok e no Kwai

A sequência viral é um compilado de dois vídeos e um áudio. No primeiro, uma jornalista da CNN anuncia que Lula iria receber os brasileiros repatriados da Faixa Gaza no aeroporto. Em seguida, entra um vídeo em que um homem grava seu encontro com o ex-presidente Bolsonaro dentro de um avião. 

 

O vídeo é seguido de uma imagem estática e um áudio de Bolsonaro dizendo: “Vocês acabaram de entrar no espaço aéreo brasileiro. Bem-vindos de volta ao seu país, o nosso Brasil. Ninguém ficou para trás. Somos um só povo, uma só raça, somos irmãos”

As peças de desinformação começaram a circular após a chegada no Brasil, em 13 de novembro de 2023, de 32 repatriados brasileiros que estavam na fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito. 

O grupo ficou mais de um mês esperando a liberação para atravessar a fronteira e, assim, fugir da guerra entre Israel e Hamas, iniciada após o ataque surpresa do movimento islamista palestino em 7 de outubro de 2023. O conflito já deixou 1.200 mortos do lado israelense, segundo autoridades de Israel, e 14.000 do lado palestino, de acordo o Ministério da Saúde do Hamas. 

A repatriação do grupo brasileiro foi um tema amplamente discutido nas redes sociais e internautas chegaram a afirmar que Bolsonaro teria ajudado na liberação por ter participado de um evento da Embaixada de Israel na Câmara dos Deputados, no último 8 de novembro. 

Mas, diferentemente do que as peças de desinformação dão a entender, Bolsonaro não recebeu ou esteve no avião com repatriados brasileiros vindos de Gaza em 2023. 

Vídeo de voo comercial e áudio de 2020 
 

Uma busca reversa por fragmentos do segundo vídeo da sequência viral levou a uma publicação com o mesmo registro no perfil de Bolsonaro no TikTok, em 18 de junho de 2023. 

A busca também resultou em uma notícia do portal Poder360 ilustrada com o mesmo vídeo. Segundo o texto, a gravação teria sido feita por um jovem ao encontrar com Bolsonaro em um voo comercial do trecho Campinas-Brasília, em 17 de junho de 2023. 

Comparação feita em 16 de novembro de 2023 entre uma publicação no TikTok (E) e uma postagem do Jair Bolsonaro na mesma plataforma

Comparação feita em 16 de novembro de 2023 entre uma publicação no TikTok (E) e uma postagem do Jair Bolsonaro na mesma plataforma


Comparação feita em 16 de novembro de 2023 entre uma publicação no TikTok (E) e uma postagem do Jair Bolsonaro na mesma plataforma© Fornecido por AFP Fact Check

Outra busca, dessa vez pelas palavras-chave “áudio”“Bolsonaro” “repatriação”, levou a uma nota publicada pelo governo federal em 9 de fevereiro de 2020 na qual trechos do áudio aparecem transcritos. 

A pesquisa também levou a um vídeo publicado no canal do Poder360 no YouTube, no qual é possível ouvir uma versão mais extensa do áudio. A imagem estática que aparece na sequência viral é a mesma utilizada pelo portal de notícias para ilustrar a gravação.


Bolsonaro dá boas-vindas a repatriados da China

De acordo com ambos os textos, a mensagem foi gravada por Bolsonaro para ser reproduzida no voo de repatriação de brasileiros que estavam em Wuhan, na China, em fevereiro de 2020. Na época, o aumento dos casos de covid-19 colocava o mundo em alerta. O governo federal, sob o comando do então presidente Bolsonaro, montou uma operação sanitária para repatriar o grupo. 

O AFP Checamos não localizou qualquer registro veiculado pela imprensa nacional, ou por Bolsonaro em suas redes sociais, sobre o suposto encontro com os repatriados da Faixa de Gaza em 2023. 

Essa alegação também foi checada por Aos Fatos, pelo Uol Confere e pela Reuters


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90