A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) estará com uma ampla programação de atividades durante a 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que ocorrerá entre os dias 11 e 20 de agosto, em Jaraguá. Com um estande montado no evento realizado no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, o órgão irá oferecer rodas de conversa com autores alagoanos, e também oficinas e palestras sobre temas de grande interesse do estado, a exemplo da transformação digital.
Um dos grandes produtos da Seplag nesta Bienal será o Pontapé Day, realizado na próxima segunda-feira (14), a partir das 13h30, no Teatro Gustavo Leite. O evento deve reunir mil e duzentos estagiários do estado, contratados pelo maior programa de estágio em Alagoas - Pontapé. Eles serão imersos em uma palestra sobre autoconhecimento com o nome de destaque da psicologia: Iane Ventura.
A profissional vai levar dinâmicas e conceitos comprovados cientificamente para que as pessoas transformem a maneira de pensar e agir diante das situações da vida. Para participar é necessário se inscrever antecipadamente no link disponível no instagram da Seplag (@seplagalagoas). A entrada é gratuita e voltada apenas para estagiários do governo de Alagoas, contratados pelo Programa Pontapé.
Estande Seplag
Localizado próximo à entrada principal da Bienal, o estande da Seplag vai funcionar já no primeiro dia de evento. O serviço irá contar com o lançamento do novo mapa político-administrativo de Alagoas e com momentos exclusivos de homenagens ao saudoso professor Luiz Sávio de Almeida. Ele faleceu em fevereiro deste ano e foi considerado um dos maiores intelectuais do estado.
Outra atividade oferecida pela Seplag será o “momento do servidor”. Nele, serão apresentados os livros escritos por servidores do estado, com rodas de conversa sobre as obras. Haverá também diversos momentos dedicados às crianças, com contações de histórias de livros infantis para estimular o amor à leitura. Ainda na programação, o público vai poder participar de um workshop voltado para a maior plataforma de dados do Nordeste - o Portal Alagoas em Dados.
Os produtos da Seplag estarão disponíveis para apresentação ao público durante os três horários de funcionamento da Bienal. A intenção é garantir que a sociedade alagoana tenha a oportunidade de conhecer mais sobre os trabalhos desenvolvidos pela pasta, que é a responsável pelo orçamento, pela gestão e patrimônio do estado.
Entre os produtos expostos no estande estarão o Programa Pontapé, Portal Alagoas em Dados, Alagoas Mais Digital, as capacitações promovidas pela Escola de Governo de Alagoas (Egal) e as iniciativas de valorização dos servidores do estado. Já as rodas de conversas serão realizadas com temas sobre Lei Geral de Proteção (LGPD), segurança cibernética e mediação de conflitos.
"Estamos entusiasmados em participar da 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Nossa presença é uma oportunidade para compartilhar conhecimento, valorizar a literatura local e destacar temas importantes, como a transformação digital. Esperamos que os visitantes possam desfrutar das rodas de conversa, oficinas e palestras, e conhecer os produtos da Seplag, que refletem nosso compromisso com o desenvolvimento do estado", destacou o secretário da Seplag, Gabriel Albino.