MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
21/02/2024 às 11h03min - Atualizada em 21/02/2024 às 11h03min

Creche Cria Grota do Cigano inicia semana pedagógica

A iniciativa envolve professores, demais profissionais que atuarão na unidade educacional e os pais das crianças

Fabiana Barros / Ascom Cria
https://alagoas.al.gov.br
Semana pedagógica da Creche Cria envolve profissionais que vão atuar na unidade educacional Rodrigo Marinho

A semana pedagógica da Creche Cria, localizada na Grota do Cigano, iniciou nesta segunda-feira (19/02) a todo vapor. O momento envolve profissionais que vão atuar na unidade educacional. A semana será encerrada com uma reunião com os pais das crianças matriculadas.

A gestão da Creche Cria é atribuição da administração municipal de cada localidade que recebe o equipamento, inclusive para definir sobre a faixa etária das crianças matriculadas e se a unidade funcionará por turno ou em tempo integral – a exceção é Maceió, uma vez que a prefeitura não aceitou gerir a creche localizada em Mangabeiras.

Nessa segunda, todos os professores e auxiliares participaram da apresentação, dinâmica de interação, acolhimento e conheceram o espaço que recebeu o nome Centro Educacional Infantil Professora Mônica Valéria Pimentel Cardoso. Segundo a diretora da Creche Cria, Ana Lúcia de Lima Fernandes, na oportunidade, foi abordada questão de base legal, a exemplo do calendário, Referencial Curricular de Alagoas (Recal), Base Nacional Comum Curricular (BNCC), resoluções do Conselho Estadual da Educação, entre outros.

Na terça-feira (20/12), haverá uma palestra com a nutricionista da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). “Será o primeiro momento com todos os professores e os manipuladores de alimentos do Centro Educacional. Depois, a nutricionista vai ficar apenas com os manipuladores de alimentos e os professores vão para planejamento”, afirmou Ana Lúcia.

Já na quarta-feira (21), a Secretaria da Primeira Infância (Cria) fará a formação sobre “Os 100 primeiros dias do centro educacional”, no qual serão abordadas questões pedagógicas. “A ação é parte da compreensão de que o processo formativo com profissionais da educação deve ser permanente e continuado”, explicou a gerente de Educação do Cria, Marcia Susana Gonçalves.

De acordo com Marcia, a ação deve ser mediada por estudos, discussões e reflexões que apoiam e orientam as práticas de gestão e as práticas pedagógicas. A gerência de educação vem atuando com vários momentos formativos junto à equipe gestora. “O objetivo é estudar e planejar a partir da importância do acolhimento às crianças, familiares e profissionais e sempre para garantir a efetividade. Ativação dos direitos educacionais”, afirmou.

Rodrigo Marinho

Segundo a diretora do Centro Educacional, na quinta-feira (22), haverá uma formação com sobre o desenvolvimento da criança de zero a cinco anos. Na sequência, o planejamento dos professores.

Para encerrar a semana, acontecerão duas reuniões com os responsáveis pelas crianças. Pela manhã, com os pais das crianças matriculadas nesse turno e, à tarde, com os pais das crianças que ficarão na unidade educacional no período vespertino. Na oportunidade, os pais terão contato com os professores.

A pauta da reunião de pais vai tratar sobre o horário de funcionamento do Centro Educacional, o que a criança deve levar de uso pessoal, a segurança dos filhos, com carteira de autorização de entrada e saída, entre outros pontos importantes. “Vamos falar também sobre o grupo de WhatsApp, que serve para comunicações importantes”, comentou.

A diretora da creche ressalta que a semana pedagógica é essencial para que tudo seja encaminhado da melhor maneira possível e com qualidade. “É de fundamental importância uma semana pedagógica na escola para os professores, os agentes de infraestrutura, os manipuladores de alimentos, os vigias, a própria comunidade escolar, que são representadas pelos pais”, destacou Ana Lúcia.

Rodrigo Marinho


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90