MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
14/04/2023 às 19h49min - Atualizada em 14/04/2023 às 19h49min

POR: OI SOLUÇÕES – Adoção de tecnologias por empresas brasileiras sobe 8,5% em 2022, segundo INEXTI

Idealizado pela Oi Soluções, a 2ª onda do indicador apontou um aumento de 8,5% na adoção de tecnologias por empresas brasileiras, em 2022.

https://www.cnnbrasil.com.br
/ Marcelo Leite, head da Oi Soluções e VP da Oi
INEXTI, Indicador de Excelência em Tecnologia e Inovação e resultado de uma pesquisa pioneira, mostrou na sua mais recente edição um avanço na adoção de tecnologia por empresas brasileiras. Este indicador foi idealizado pela Oi Soluções, provedora e orquestradora de soluções digitais para o mercado corporativo, e desenvolvido pela IDC Brasil, líder em inteligência de mercado, serviços de consultoria e conferências nas indústrias de Tecnologia da Informação e Telecomunicações.

Em sua 2ª edição, divulgada dia 28.03, o INEXTI mostrou que em uma escala de 0 a 100, a nota média das empresas foi de 52,1 em 2022, o que significa um aumento de 8,5%, em comparação com a 1ª edição realizada no ano anterior, que obteve 48 pontos.

Os resultados do indicador da 2ª onda do INEXTI foram obtidos através de uma vasta pesquisa quantitativa com 200 empresas de médio e grande porte, todas acima de 250 funcionários, dos mais variados segmentos de negócios, abrangendo todo o país. Tomadores de decisões e influenciadores na contratação dos serviços de TI foram entrevistados de forma anônima e em conformidade com a lei geral de proteção de dados, a LGPD.

Conheça os 3 pilares estratégicos em que a pesquisa foi baseada e seus resultados:

Segurança da Informação

No pilar de segurança, a nota média passou de 40,1 na primeira edição para 44,4 na edição atual. Os dados revelaram ainda uma associação direta entre o monitoramento do ambiente de TI e a existência do executivo de segurança da informação, o CISO (Chief Information Security Officer). 64% das empresas entrevistadas que possuem um CISO têm a maior parte ou todo seu ambiente de TI monitorado.

Os números mostraram também que, embora a gestão e a operação de segurança continuem majoritariamente feitas por times próprios, a necessidade de consultoria vem crescendo. 56% já contratam consultoria para LGPD. 

Adoção de Cloud

Em adoção de cloud, a evolução foi de 54,3 em 2021 para 58,1 em 2022.  O resultado da pesquisa revelou que a modernização de infraestrutura está ganhando força. Em 2021, 49% das empresas utilizavam o modelo híbrido (tradicional e nuvem). Nesta 2ª onda do INEXTI, esse número chegou a 62%.

Os principais desafios apresentados para a migração para a nuvem são: problemas com conectividade (39%), dificuldade para prever custos (38%) e a falta de capacitação técnica sobre nuvem (20%).

Serviços de TI aplicados aos Negócios

No que se refere aos serviços de TI aplicados aos Negócios, a nota média das empresas passou de 49,7 para 53,7. O número de empresas que possuem indicadores de TI vinculados aos negócios passou de 50% em 2021 para 57% nesta edição. A proximidade com a linha de negócios está aumentando, criando sinergia em direção aos objetivos da organização e efetiva potencialização dos resultados.


 

Segundo Luciano Saboia, diretor de Pesquisa e Consultoria de Telecomunicações da IDC Brasil para a América Latina, “O estudo estabelece um entendimento sobre temas tecnológicos que compõem o pensamento estratégico das organizações, e a maneira como se traduzem no uso de infraestrutura de TI, conectividade, segurança e serviços gerenciados, além da forma de como esses serviços impulsionam e se relacionam com a linha de negócios”.

Ficou interessado em saber qual a evolução digital da sua empresa? Descubra agora mesmo acessando esse link: oisolucoes.com.br/inexti. Após o preenchimento, será gerado um relatório exclusivo com o indicador da sua empresa e uma análise final com recomendações de atuação. Essa avaliação é gratuita, personalizada e totalmente aderente à LGPD, sem nenhum tipo de divulgação de números e resultados.

“A evolução digital é um conceito dinâmico e as organizações podem avançar ou retroceder de acordo com suas decisões e investimentos ao longo do tempo. Por isso, o INEXTI tem uma função importantíssima, servindo de bússola para orientar as empresas na busca por otimização de processos, segurança e sustentabilidade nos negócios. Esse é um projeto do qual temos muito orgulho porque, ao impulsioná-lo, a Oi Soluções reafirma seu posicionamento como relevante player do setor de tecnologia e orquestradora de soluções digitais”, afirma o VP da Oi e Head da Oi Soluções, Marcelo Leite.

A Oi Soluções está presente nas maiores empresas públicas e privadas do País. Atualmente são mais de 40 mil empresas, dos mais variados setores, que contam com os produtos e serviços que compõem o portfólio completo e integrado de Segurança, Cloud, UC&C (Unified Communications and Collaboration), IoT, Big Data & Analytics, Aplicações Digitais e Serviços Gerenciados, além de dados, internet e voz via fibra ótica.

Acesse esse link e tenha um atendimento exclusivo de um executivo pronto para ajudá-lo a impulsionar a jornada digital da sua empresa.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90