O Carnaval é uma festa de intensa agitação, folia e mudanças na rotina. Período em que, frequentemente, as pessoas costumam se descuidar dos hábitos saudáveis para se ocupar dos inúmeros compromissos sociais inerentes ao evento. Para ajudar os maceioenses a cair na folia sem deixar de lado cuidados básicos com a saúde, a Secretaria de Saúde da capital reuniu uma série de dicas para que todos se divirtam com responsabilidade e cuidado.
Medidas como beber bastante água, usar protetor solar, ter uma boa alimentação, fazer uso de preservativos e optar por roupas e calçados confortáveis são estratégias cruciais para aproveitar a folia de forma mais tranquila e saudável.
A alimentação é um dos pontos principais a serem considerados pelos foliões no período. Segundo a nutricionista da SMS Tatiana Barbalho, o cuidado deve estar presente em toda a festa com a escolha adequada dos alimentos e uma correta hidratação.
“Orientamos sempre o folião a preferir alimentos de fácil digestão, como carnes magras, frutas, legumes e vegetais, pois, dessa forma, ele se sentirá mais bem disposto a brincar durante todo o carnaval. Além disso, é imprescindível que os maceioenses se atentem à hidratação. Estamos em um período de muito calor e a transpiração nos faz perder muitos eletrólitos e minerais que precisam ser repostos. Por isso, a regra é beber bastante água, sucos e bebidas isotônicas, que são ricas em nutrientes que o corpo geralmente perde quando transpira”, explicou a profissional.
Outra dica importante para quem vai brincar durante o dia é o uso do protetor solar. Aplicar o bloqueador ainda em casa e levar o produto para reaplicar durante a festa é essencial para quem quer manter a saúde da pele intacta.
O uso de chapéu e óculos escuros também é uma boa forma de se proteger do sol que irá acompanhar os foliões durante as comemorações nos dias de carnaval. É imprescindível escolher roupas mais leves e sapatos confortáveis para conseguir festejar durante os quatro dias.
Vale ressaltar, ainda, a necessidade do uso de preservativos no período para minimizar o surgimento de infecções sexualmente transmissíveis e garantir a proteção de todos.
"Geralmente, os festejos de carnaval são momentos de descontração, nos quais, muitas vezes, a saúde é colocada de lado e isso não pode acontecer, pois aumenta consideravelmente o risco de doenças que poderiam ser facilmente evitadas com a tomada de medidas simples como é o uso do preservativo por exemplo. Pedimos, então, que não se esqueçam de usar essa proteção que evita tanto o surgimento de infecções sexualmente transmissíveis como uma gravidez indesejada", enfatizou Teresa Carvalho, Assistente Social da Gerência de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV/Aids e Hepatites Virais da SMS.
Atentos a todos esses cuidados, com certeza, foliões poderão curtir os dias de festa com muita alegria, diversão e, principalmente, saúde e proteção.