Uma ação de promoção em saúde pelas ruas do bairro Cidade Universitária animou, nesta sexta-feira (17), os maceioenses da parte alta da cidade com o desfile do Bloquinho da Saúde. Acompanhado pelo mascote do Pinto da Madrugada, o grupo de idosos "Qualidade de Vida", atendido na Unidade Docente Assistencial Professor Gilberto de Macedo (UDA-UFAL), levou orientações sobre prevenções de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) à população.
A equipe de profissionais de saúde e os demais participantes do bloco distribuíram materiais educativos e preservativos nos estabelecimentos comerciais e no trânsito. Também participaram da mobilização, o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) e alunos do PET-UFAL.
A funcionária do equipamento de saúde, Suerda Medeiros, destaca que além das orientações sobre ISTs e da realização de testes rápidos para detectar HIV, Aids e Hepatites Virais, foi reforçada a necessidade de manter o corpo em movimento, através de caminhadas e exercícios.
“O cuidado com a saúde deve ser geral, tanto em relação aos exercícios físicos, quanto à hidratação, como forma de garantir qualidade de vida”. Esse tipo de ação com nossos usuários ajuda também a melhorar a saúde mental, pois promove momentos de lazer, descontração e libera emoções benéficas para a saúde e o bem-estar”, explica.