Durante uma visita aos Estados Unidos na última semana, o presidente concedeu uma entrevista à consagrada jornalista americana Christiane Amanpour, com quem conversou sobre polarização política, guerra na Ucrânia e supostos crimes que teriam sido cometidos por Bolsonaro durante sua gestão.
Quando perguntado pela repórter da CNN se o ex-presidente - que está nos Estados Unidos desde o dia 30 de dezembro -, deveria ser extraditado para o Brasil, Lula disse que seu opositor teria que voltar para enfrentar a Justiça em algum momento.
Vídeo relacionado: Lula alega que Bolsonaro pode ser 'condenado por genocídio' em corte internacional (Dailymotion)
Análise: Bolsonaro será condenado por genocídio, como diz Lula? | CNN ARENA
"Ele já tem praticamente 12 processos lá no Brasil e vai ter mais processos. Eu acho que em algum momento ele vai ser condenado de alguma corte internacional sobre a questão do genocídio por conta da Covid, porque metade das pessoas que morreram, foi por conta da irresponsabilidade do governo", afirmou.Luiz Inácio Lula da Silva disse acreditar que Jair Bolsonaro pode ser condenado por genocídio por alguma corte internacional.
O petista alegou que Bolsonaro pode, ainda, ser responsabilizado pela grave crise humanitária enfrentada pelos indígenas Yanomami.
"Também poderá ser punido pelo genocídio contra os Yanomami, ou seja, é uma coisa muito grave o que aconteceu lá. Ele incentivava os garimpeiros, incentivava a poluir a água das pessoas que viviam em um lugar distante no país. Então eu acho que, em algum momento, ele vai ser condenado".
Entretanto, o atual chefe de Estado afirmou que o ex-mandatário não deve ser considerado culpado até o trânsito em julgado da sentença condenatória, como manda a Constituição.
"Ele tem o direito de ser julgado da forma mais democrática possível, da forma que eu não fui. Eu quero para ele a presunção de inocência que eu não tive", disse Lula, em alusão aos processos movidos contra ele durante a Operação Lava Jato.