A Seleção Brasileira acabou desapontando na Copa do Mundo no Qatar, apesar do favoritismo, mais uma vez a equipe canarinho foi eliminada nas quartas de final da competição. Para além da partida que culminou na eliminação do Brasil na Copa, a equipe comandada por Tite acabou tendo um desempenho abaixo do esperado durante toda competição. A única partida em que a equipe venceu com um placar mais elástico, foi o duelo das oitavas de final diante da Coreia do Sul ao vencer por 4 a 1.
Mesmo com um elenco recheado de grandes craques, grande parte dos jogadores da Seleção foram alvos de críticas após o Mundial. Um dos poucos que se destacaram de forma positiva foi o atacante Vinícius Júnior, que foi titular e teve participação em cinco dos oito gols marcados pelo Brasil na Copa.
E foi justamente o atacante da Seleção e do Real Madrid que venceu o Pesquisão do Uol que contou com o voto de 26 jogadores da Série A do Brasileirão que responderam de forma anônima quem foi o melhor brasileiro de 2022. O jovem craque de 22 anos, recebeu 40% dos votos, deixando para trás, inclusive, Neymar, o camisa 10 do Brasil.
A frente de Neymar ainda estava Gustavo Scarpa, do Palmeiras, que acabou sendo preterido por Tite e não teve a chance de disputar a Copa. Neymar ficou apenas com a terceira colocação e levou apenas 13% do total de votos. Além de Neymar, Pedro e Everton Ribeiro, ambos também atuaram pela Seleção no Qatar, ficando cada um com 9% dos votos.
Datena: "Seleção Brasileira tinha que pedir desculpa aos brasileiros"