O comentarista Walter Casagrande falou para o Yahoo Esportes sobre Copa do Mundo no Catar, aproveitou para fazer um prognóstico da competição, favoritos, lesões de Neymar e Danilo, entre outros assuntos.
Conhecido por não ter papas na língua, o ex-jogador do Corinthians, e seleção brasileira, nunca escondeu o seu viés, seu ativismo social, por justiça, igualdade, sempre ‘bateu de frente’ com questões envolvendo o autoritarismo, contrapondo as elites, o fascismo estrutural.
Reconhecido como símbolo da democracia corintiana, ‘Casão’ foi um dos diversos atletas que fizeram oposição ao atual governo Bolsonaro (PL). Em poucas palavras sintetizou o que foi governo do atual chefe de estado (perdeu recentemente a eleição para o ex-presidente Luíz Inácio Lula da Silva- PT). Corinthians, escolha por Catar para sediar a Copa do Mundo foram alguns dos assuntos comentados.
Yahoo Esportes: Já para começar, direto na “veia”: quem você acredita que tem mais chances de levar essa Copa? Qual é a prognóstico que faz do Brasil na Copa?
Casagrande: É muito cedo para dizer alguma coisa em relação a um vencedor da copa, mas acho França, Espanha e Brasil, são as três que gostei mais.
Tivemos após a partida diante a Sérvia problemas musculares de duas peças importantes do esquema de Tite. O lateral Danilo e talvez o mais protagonista da seleção, Neymar. Pela experiência que você teve como atleta, há risco de ambos não disputarem mais a Copa, mesmo a seleção se classificando? Qual seria a melhor atitude de Tite nesse caso?
- A contusão do Neymar é mais séria e pelas postagens dele deixa claro o tamanho do inchaço e provavelmente deva estar sentindo muitas dores. Ele pode até jogar na Copa ainda se o Brasil avançar, mas não jogará 100%. O Danilo é um caso menos sério, mas também perderá dias de treinamento, o seu ritmo muda. Acho que o Tite deveria se decidir por Militão na lateral e o garoto Rodrygo no lugar do Neymar.
Você declaradamente é progressista, um dos maiores símbolos da democracia dentro do futebol e sociedade brasileira. Como você vê a volta do autoritarismo com o bolsonarismo vigente? De fato, Bolsonaro é o pior presidente da história do Brasil?
- Bolsonaro não é só o pior presidente da história política brasileira ele é também o mais perverso, mentiroso e covarde .
Voltando ao assunto do momento, “Copa do Mundo “, você acredita que o extrajogo de Neymar e cia pode influenciar e impactar negativamente na seleção? Escândalos, como sonegação de impostos, podem ser determinante no rendimento de Neymar, propriamente na seleção?
- Eu acho que mais está atrapalhando é a grande rejeição que a maioria dos brasileiros têm pelo Neymar.
Há boatos, por alguns jornalistas dada até como certa, a chegada de Vitor Pereira ao Flamengo, uma vez que ele mesmo já havia se posicionado, não defender outro clube que não fosse o Corinthians no Brasil. Como você vê essa situação? Como na gíria do boleiro, VP foi “traíra” com o Corinthians?
- Eu achei um absurdo, mas não me surpreendi porque nunca senti segurança e confiança nas palavras do Vítor Pereira.
O que você achou da escolha do Catar? As questões culturais, a posição ultraconservadora, sociedade patriarcal, subjugação das mulheres, contra os movimentos LGBTQIA? Posições que vão contra a democracia, diversidade, equidade. Como você viu essa escolha?
- Sou contra eventos esportivos mundiais em países que não respeitam os direitos humanos, que trata a mulher como ser inferior, que é homofóbico e que não tem tradição alguma no futebol. A copa está super bem-organizada, mas só tem clima de Copa dentro dos estádios e no media center, fora isso, não acontece nada.