Uma captura de tela de uma suposta notícia de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria prometido acabar com o PIX em troca do apoio de banqueiros à sua candidatura é compartilhada nas redes sociais por centenas de usuários. No entanto, o registro se trata de uma montagem e não foram identificadas informações sobre a suposta promessa de Lula.
Uma busca avançada no Google pela notícia no site do G1 não retornou resultados. Somente foi encontrada uma checagem do Fato ou Fake que nega que qualquer texto com esse título tenha sido publicado no site do G1. Outra pesquisa por notícias nesse sentido não encontrou publicações sobre esse assunto em veículos de imprensa.
No Twitter, também não foram identificadas publicações do ex-presidente prometendo acabar com o PIX. O único resultado obtido foi de uma publicação na conta oficial de Lula desmentindo o boato.
No site do ex-presidente, a informação de que ele teria prometido acabar com o PIX foi negada: "Se for presidente novamente, Lula não vai acabar com o PIX. Isso é fake news e já foi desmentido diversas vezes".