MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
21/04/2021 às 20h13min - Atualizada em 21/04/2021 às 20h13min

Coluna BARTPAPO com Geraldo Câmara

Redação
https://www.alagoasdeverdade.com.br/coluna-bartpapo-com-geraldo-camara/

TEMPO DE CRIAR

Na década de 60, década de ouro para a publicidade mundial e em especial a brasileira que vivia seus melhores momentos, trabalhava em São Paulo na Alcântara Machado Publicidade, exatamente na área de criação, quando me foi apresentada a oportunidade de um curso de seis meses na Bufalo State College, a mais importante universidade do mundo para assuntos de criatividade. Fui e fiz o curso completo apesar de em determinados momentos ter vontade de correr com o frio de menos 31 graus. Mas não corri e aprendi muito. E apliquei na vida tudo o que aprendi.

Naquela época, a criação era a alma da propaganda. As agências se digladiavam por melhores campanhas, por obterem os prêmios mais cobiçados do Brasil e que foram surgindo pouco a pouco como o “Colunistas”, vários outros até surgir o desejado “Profissionais do Ano” do Grupo Globo. E isso, sem dúvida propiciou um mercado mais promissor, mais combativo e profundamente mais criativo.

Todo esse preâmbulo para dizer o quão é importante a detecção do tempo de criar, apesar de que filosoficamente não há tempo determinado para tal. Ele se mostra, nós o entendemos, buscamos o significado e a hora se apresenta como num passe de mágica. Olhos abertos, percepção à mostra e chegamos à crise que atualmente vivemos com a pandemia para aproveitarmos o ensinamento – não me lembro de quem – que criativamente dizia tire o S da criSe e crie.

Em todos os setores dessa louca pandemia há lugar para a criatividade, para a mudança de comportamento, seja social seja do labor. O “Home Office” foi uma tirada do S. A acentuação do delivery, a mesma coisa. Os grandes magazines vendendo e entregando em casa até comida seguiram os mesmo passos. As máscaras têm salvo a vida produtiva de muita gente. E se formos dar largas à imaginação, se procurarmos os “buracos de mercado” e eles são muitos, sem dúvida vamos acelerar os nosso neurônios que trabalhando mais haverão de mostrar muito mais imaginação criativa.

Por isso conclamo a todos para que deixem de lado o enfado, a tristeza, a acomodação e se provoquem. Façam em si mesmos a descoberta da criatividade, da mágica do inventar e obviamente do se reinventar. E aí, sim, cada de nós estará contribuindo para a saída dessa crise usando a cabeça para pensar positivo. E lembrando sempre o que nossos pais e avós diziam: “Mente vazia, casa do diabo”.

ALERTAS DO DIA

  • Há poucos dias assisti a um filme baseado na vida real denominado de “O mago da mentira”. Interpretado pelo sensacional Robert de Niro que viveu na tela a aventura financeira de Bernie Maydoff.  Com sua “pirâmide”, Maydoff  conseguiu ganhar 150 anos de prisão. O Bernie faleceu última quarta.
  • Hora de ajudar o nosso estado a acertar no alvo com essa pandemia. Vacinas chegando, estrutura de vacinação em ponto de bala, leitos disponíveis e o imenso medo de que a coisa desande. É por isso que nossa participação usando máscaras, não aglomerando e se precavendo é totalmente importante.

PARE PRA PENSAR

Pessoas de visão são como os morcegos. Enxergam muito além do que os olhos vêem.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90