TEMPO DE CRIAR
Na década de 60, década de ouro para a publicidade mundial e em especial a brasileira que vivia seus melhores momentos, trabalhava em São Paulo na Alcântara Machado Publicidade, exatamente na área de criação, quando me foi apresentada a oportunidade de um curso de seis meses na Bufalo State College, a mais importante universidade do mundo para assuntos de criatividade. Fui e fiz o curso completo apesar de em determinados momentos ter vontade de correr com o frio de menos 31 graus. Mas não corri e aprendi muito. E apliquei na vida tudo o que aprendi.
Naquela época, a criação era a alma da propaganda. As agências se digladiavam por melhores campanhas, por obterem os prêmios mais cobiçados do Brasil e que foram surgindo pouco a pouco como o “Colunistas”, vários outros até surgir o desejado “Profissionais do Ano” do Grupo Globo. E isso, sem dúvida propiciou um mercado mais promissor, mais combativo e profundamente mais criativo.
Todo esse preâmbulo para dizer o quão é importante a detecção do tempo de criar, apesar de que filosoficamente não há tempo determinado para tal. Ele se mostra, nós o entendemos, buscamos o significado e a hora se apresenta como num passe de mágica. Olhos abertos, percepção à mostra e chegamos à crise que atualmente vivemos com a pandemia para aproveitarmos o ensinamento – não me lembro de quem – que criativamente dizia tire o S da criSe e crie.
Em todos os setores dessa louca pandemia há lugar para a criatividade, para a mudança de comportamento, seja social seja do labor. O “Home Office” foi uma tirada do S. A acentuação do delivery, a mesma coisa. Os grandes magazines vendendo e entregando em casa até comida seguiram os mesmo passos. As máscaras têm salvo a vida produtiva de muita gente. E se formos dar largas à imaginação, se procurarmos os “buracos de mercado” e eles são muitos, sem dúvida vamos acelerar os nosso neurônios que trabalhando mais haverão de mostrar muito mais imaginação criativa.
Por isso conclamo a todos para que deixem de lado o enfado, a tristeza, a acomodação e se provoquem. Façam em si mesmos a descoberta da criatividade, da mágica do inventar e obviamente do se reinventar. E aí, sim, cada de nós estará contribuindo para a saída dessa crise usando a cabeça para pensar positivo. E lembrando sempre o que nossos pais e avós diziam: “Mente vazia, casa do diabo”.
ALERTAS DO DIA
PARE PRA PENSAR
Pessoas de visão são como os morcegos. Enxergam muito além do que os olhos vêem.