MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
11/05/2022 às 23h18min - Atualizada em 11/05/2022 às 23h18min

Caso Wanessa e Dado: como a psicologia explica a volta para o ex?

Para a psicologia, pessoas com dependência emocional buscam em relações antigas alguma forma de reconhecimento, amparo e fonte de carinho

Cadu Safner
https://www.metropoles.com/
Wanessa Camargo e Dado Dolabella (Reprodução/Montagem Metrópoles)
Para a psicologia, a reaproximação de Wanessa Camargo com Dado Dolabella (pela segunda vez desde o primeiro término em 2002), é uma questão de dependência emocional. A cantora, segundo análise profissional, vive algo muito comum em pessoas com términos conturbados: buscar em relações antigas alguma forma de reconhecimento, amparo e fonte de carinho.

É o que explica a doutora Deise Cristina Gomes à 
coluna LeoDias
. Especialista em TDHA, Ansiedade e Depressão, ela informa que, no caso de Wanessa, que já conhece as características de Dado e mesmo com todas as falhas, ele se tornou um “porto seguro”.

“As pessoas que reatam com ex, ainda que estes ex sejam, ou foram, extremamente complicados no passado, essas pessoas ficam dependentes e necessitam constantemente de cuidados. Elas tornam-se facilmente submissas ao outro — o que configura meio caminho andado rumo a relacionamentos afetivos tóxicos ou abusivos. Têm bastante dificuldade de tomar decisões e estão sujeitos à opinião alheia devido à intensa insegurança de se responsabilizar por seus atos e escolhas”.
Dra. Deisei também afirma que perfis assim, como o de Wanessa, raramente discordam desse alguém (o ex), devido ao medo de perder seu apoio ou sua aprovação. “Há um intenso medo de rejeição, de abandono e de solidão”, ressalta ela, também especialista em micro expressões faciais e formada em criminal profiling.

“Quando se envolvem com parceiros nocivos, sentem culpa ao pensar em romper e, caso o façam, acabam pedindo para reatar, mesmo que tempos depois. É a primeira pessoa que vem a sua cabeça. Normalmente são portadores de personalidade dependente. O transtorno é chamado de personalidade dependente.

Marcus Buaiz e Wanessa Camargo (Reprodução/Montagem Metrópoles)

Marcus Buaiz e Wanessa Camargo (Reprodução/Montagem Metrópoles)

Reprodução


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90