“Foi um susto, porque a minha vida sempre foi muito regrada. Nunca bebi, nunca fumei, nunca me droguei. Sou atleta, mas não quer dizer que ganhe um passaporte para a eternidade, sou gente (risos). Quis alertar [nas redes sociais] que se aconteceu comigo, que me cuido, e sou do esporte… É importante que todo mundo faça check-up”, afirmou em conversa com a Quem.
Tande mantém uma rotina composta por exercícios físicos, mas entende que cometeu alguns erros capazes de ocasionar o problema, como comer doces e junk food. “Onde está meu erro? Estava há 5 anos sem fazer check-up. Eu comia um docinho aqui, outro ali, uma ou outra junk food. Fiquei um ano e meio antes da pandemia, mais dois anos de pandemia, e um ano e meio com palestras para todos os lados do Brasil sem fazer check-up”, recordou.
Tande faz alerta sobre a saúde
O ex-jogador de vôlei aproveitou para fazer um alerta, dizendo que é preciso se atentar aos sinais que o corpo costuma dar. Em seu caso, ele se sentia ofegante facilmente. “Em todos os momentos que eu fazia alguma atividade, subir a escada na minha casa, eu ficava ofegante. E aí o atleta de alta performance leva para onde?”, destacou.
: Ex-jogador de vôlei, Tande fala sobre melhora após infarto #shorts (Dailymotion)
Ex-jogador de vôlei Tande sofre infarto e se recupera no hospital: ‘Cuidem-se’
Após o ocorrido, ele acredita que recebeu uma nova chance. “Sou espírita, mas acredito que papai do céu me deu uma missão que eu poderia aguentar, para eu ajudar a conscientizar as pessoas”, contou.