Geralmente, essas personalidades já são respeitadas pelo seu trabalho pelos diversos setores da sociedade, mas nem sempre têm graduação ou possui especialização. Tanto que o termo significa “por causa de honra” em latim, ou seja essas pessoas tornan-se doutores no que sabem fazer de melhor.
O Sr. José Raimundo Lima Chaves, internacionalmente conhecido como Pai Pote, e Babalorixá do Ilê Axé Oju Onire. Formado em licenciatura em História pela Universidade FTC (2014). Pós-graduado em Política e Gestão Cultural pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2019). Produtor, gestor e educador cultural. Conselheiro de Cultura do Município de Santo Amaro (2018-2022). Atualmente é presidente da Associação Beneficente Ilê Axé Oju Onire e da Associação Bembé do Mercado. Foi articulador do processo de reconhecimento do Bembé do Mercado como Patrimônio Imaterial do município de Santo Amaro, do estado da Bahia e do Brasil. Além disso, é representante internacional na organização da Lavagem afro religiosa na França . Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Àfrica e da diáspora, em especial as religiões de matrizes africanas. .
Articulação com as organizações representantes da Cultura e Terreiros de Candomblé do Município de Santo Amaro no período da Pandemia, sobre a captação e aplicação da Lei Aldir Blanc para apoio a cultura. Premiado em 2021 pela SECULT no Edital na Palma da Mão, território Recôncavo com o Projeto " A Trajetória de Pai Pote no Bembé do Mercado". Premiado em 2022 com classificação 1° lugar no certame Brasil no Edital Palmares de Arte, categoria Leitura, escrita e oralidade.
Articulador com a sede da UNESCO em Paris, desde 2018 do processo de registro do Bembé do Mercado como Patrimônio da Humanidade e inserção no Projeto da UNESCO Rota dos Escravos. Articulador com a Prefeitura Municipal de Santo Amaro, Secretárias Municipal de Cultura, Secretário Municipal de Desenvolveu Social, IPHAN e UFRB do Projeto de Salvaguarda do Bembé do Mercado, que desde 2021 encontra-se em fase de discussão. Embaixador Cultural de Santo Amaro, concedido em 2021pelo Conselho Municipal de Cultura de Santo Amaro.
Ao Sr. José Raimundo Lima Chaves e a um grupo seleto, FOI CONCEDIDO O MAIOR TÍTULO QUE UMA FACULDADE PODE CONCEDER A ALGUÉM
*TITULO DE DOUTOR HONORIS CAUSA*
Onde: Museu de Arte da Bahia - Salvador
Quando: 17/01/22
Horas: 18 horas