MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
16/01/2022 às 16h32min - Atualizada em 16/01/2022 às 16h32min

A FACULDADE FEBRAICA DO BRASIL e a Ordem dos Capelãs do Brasil, RESOLVE OUTORGA-LOS DOUTORES

Essa honraria é concedida por universidades a pessoas que se destacam em suas áreas de atuação.

16/01/2022 às 10h43min - Atualizada em 16/01/2022 às 10h43min A FACULDADE FEBRAICA DO BRASIL e a Ordem dos Capelãs do Brasil, RESOLVE OUTORGA
https://jornalismonews.com.br/

Geralmente, essas personalidades já são respeitadas pelo seu trabalho pelos diversos setores da sociedade, mas nem sempre têm graduação ou possui especialização. Tanto que o termo significa “por causa de honra” em latim, ou seja essas pessoas tornan-se doutores no que sabem fazer de melhor.


O Sr. José  Raimundo  Lima  Chaves,  internacionalmente  conhecido  como Pai Pote,  e Babalorixá do Ilê Axé Oju Onire. Formado em licenciatura em História pela Universidade FTC (2014). Pós-graduado em Política e Gestão Cultural pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2019). Produtor, gestor e educador cultural. Conselheiro de Cultura do Município de Santo Amaro (2018-2022). Atualmente é presidente da Associação Beneficente Ilê Axé Oju Onire e da Associação Bembé do Mercado. Foi articulador do processo de reconhecimento do Bembé do Mercado como Patrimônio Imaterial do município de Santo Amaro, do estado da Bahia e do Brasil. Além disso, é representante internacional na organização da Lavagem afro religiosa na França . Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Àfrica e da diáspora, em especial as religiões de matrizes africanas. .


Articulação com as organizações  representantes  da Cultura e Terreiros  de Candomblé do Município de Santo  Amaro no  período  da Pandemia, sobre a captação  e aplicação  da Lei Aldir  Blanc para apoio a cultura.  Premiado  em 2021 pela  SECULT no Edital  na Palma da Mão, território  Recôncavo com o Projeto  " A Trajetória  de Pai Pote  no Bembé  do Mercado". Premiado em 2022  com classificação  1° lugar no certame Brasil no Edital  Palmares de Arte, categoria Leitura, escrita e oralidade. 


Articulador  com a sede da  UNESCO em Paris, desde 2018 do processo  de registro do Bembé  do Mercado  como Patrimônio  da Humanidade e inserção  no Projeto  da UNESCO  Rota dos Escravos. Articulador  com a Prefeitura  Municipal  de Santo Amaro, Secretárias Municipal  de Cultura, Secretário  Municipal  de Desenvolveu  Social, IPHAN  e UFRB do Projeto  de Salvaguarda  do Bembé  do Mercado, que desde 2021 encontra-se  em fase de discussão. Embaixador Cultural de Santo Amaro, concedido em 2021pelo Conselho  Municipal  de Cultura de Santo Amaro.

 

Ao Sr. José Raimundo  Lima  Chaves e a um grupo seleto, FOI CONCEDIDO O MAIOR TÍTULO QUE UMA FACULDADE PODE CONCEDER A ALGUÉM 

*TITULO DE DOUTOR HONORIS CAUSA*

 

Onde: Museu de Arte da Bahia - Salvador

Quando: 17/01/22

Horas: 18 horas


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90