Os resultados da penúltima rodada mantiveram o Coxa com 64 pontos, enquanto o Botafogo subiu para 69. Mesmo sem o título, o Alviverde cumpriu o principal objetivo da temporada que é o retorno para a Série A do Campeonato Brasileiro.
Na despedida da temporada, o Coritiba joga fora de casa contra a Ponte Preta, no domingo (28), às 16h, no estádio Moisés Lucarelli. Os dois times já não disputam mais nada na Série B.
O Coritiba começou a partida no ataque e criou a primeira chance de jogo aos 13 minutos. Rafinha girou rápido e cruzou na área para Igor Paixão, que cabeceou perto do gol. O CSA respondeu na sequência, mas parou em grande defesa de Wilson na finalização de Dellatorre.
O time alagoano ainda teve mais uma grande oportunidade na primeira etapa. Aos 40, Iury Castilho recebeu, avançou e chutou rasteiro, mas acertou a trave. Do outro lado, o Coxa levou perigo com Val aos 33 e Léo Gamalho já nos minutos finais.
No segundo tempo, o Coxa voltou todo no ataque e quase marcou em três chances. Aos 8, Val ficou na cara do gol, mas foi travado por Ernandes na hora da finalização. No minuto seguinte, Natanael chutou cruzado e a bola passou perto da trave. E aos 15, Val arriscou chute forte de longe e a bola explodiu no travessão.
Em um momento que o Coritiba estava próximo do gol, o CSA aproveitou a bola parada para abrir o placar. Ernandes cobrou o escanteio na área, Wellington apareceu no meio da zaga e cabeceou para o fundo das redes.
Após o gol, o Coxa ficou ainda mais ofensivo da partida em busca da virada, único resultado que interessava para ficar com o título da Série B. Aos 27, Waguininho tentou o cruzamento, a bola bateu no braço de Lucão e o árbitro não marcou a penalidade máxima.
Na reta final, o técnico Gustavo Morínigo deixou o Coritiba com dois centroavantes em campo: Léo Gamalho e William Alves. Porém, nenhuma mudança reverteu o placar negativo que tirou o Coxa da briga pelo título, que ficou com o Botafogo.
Data, horário e local: domingo (20), às 16h, no estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR).
Coritiba: Wilson; Natanael, Henrique (Wellington Carvalho), Luciano Castán e Guilherme Biro; Willian Farias (Matheus Sales), Val (João Victor) e Rafinha (Guilherme Azevedo) ; Igor Paixão (William Alves), Léo Gamalho e Waguininho. Técnico: Gustavo Morínigo.
CSA: Thiago Rodrigues; Everton Silva (Cristovam), Lucão, Wellington e Ernandes; Geovane (Silas), Gabriel e Clayton (Reinaldo); Marco Túlio (Giva Santos), Iury Castilho (Bruno Mota) e Dellatorre. Técnico: Mozart.
Gol: Wellington (CSA), aos 21′ do segundo tempo.
Cartões amarelos: Rafinha e Willian Farias (CFC); Ernandes, Everton Silva e Silas (CSA).
Público e renda: 32.506 pagantes/33.595 presentes/R$ 712.482,50.
Arbitragem: Marielson Alves Silva (BA), auxiliado por Alessandro Alvaro Rocha de Matos (BA) e Elicarlos Franco de Oliveira (BA). O VAR é Jean Pierre Gonçalves Lima (RS).