Ex-presidente nacional do PT, o militante de esquerda José Genoino alertou ao Palácio do Planalto para que abandone, o quanto antes, qualquer expectativa de reconhecimento ou imparcialidade por parte dos veículos conservadores de comunicação no Brasil. Segundo o ex-guerrilheiro, a esquerda precisa, sim, intensificar a disputa de ideias e construir uma alternativa à hegemonia de direita e extrema-direita no país.
— O PT já deveria ter perdido suas ilusões com a grande mídia — declarou Genoino, em entrevista ao site de notícias ‘Brasil 247′, na véspera.
Genoino argumentou, ainda, que a comunicação não é uma questão técnica, mas sim política.
— Não existe um problema técnico de comunicação. Tem que haver disputa. É preciso enfrentamento — acrescentou.
O ex-deputado petista também enfatizou que, mesmo quando a esquerda faz concessões à direita, ela nunca será totalmente confiável para seus adversários.
— Mesmo que a esquerda conceda, ela nunca será 100% confiável para a direita — alertou.
José Genoino destacou, por fim, a importância de construir uma contra-hegemonia, criticando o domínio das forças de direita no cenário político brasileiro.
— Há uma hegemonia de direita e extrema-direita na sociedade brasileira. Precisamos construir uma contra-hegemonia de esquerda — pontuou.
Segundo o quadro petista, é preciso urgentemente que a esquerda intensifique suas ações para conquistar espaço na disputa de ideias e construir uma alternativa política mais sólida e combativa no Brasil, sob o risco de ser derrotada em uma nova tentativa de golpe de Estado, por parte das forças neofascistas.