Con el más profundo dolor e impacto en nuestros corazones, el Club Nacional de Football comunica el fallecimiento de nuestro querido jugador Juan Izquierdo.
— Nacional (@Nacional) August 28, 2024
Expresamos nuestras más sinceras condolencias a su familia, amigos, colegas y allegados.
Todo Nacional está de luto por… pic.twitter.com/mYU28mqw6m
Izquierdo passou mal durante o segundo tempo da partida, válida pelas oitavas da Libertadores, e desmaiou no gramado. Ele recebeu os primeiros atendimentos de urgência ainda no campo e, prontamente, foi levado ao hospital, onde recebeu manobras de ressuscitação cardiopulmonar.
No último domingo (25), o jogador uruguaio teve uma progressão do comprometimento cerebral e aumento da pressão intracraniana, segundo boletim divulgado pelo Hospital Albert Einstein.
Izquierdo deixa a esposa Selena, uma filha de oito anos e um filho nascido há menos de duas semanas.
Selena, que era casada com Izquierdo há 10 anos, chegou a pedir orações ao marido em suas redes sociais, no último sábado.
“Olá, sou Selena, esposa de Juanma. Por favor, rezem por ele, orem, mandem força e boas energias. Juanma necessita, sei que ele é muito querido e todos estamos desejando que ele supere este momento. Em casa, sua filha de dois anos e seu filho de oito dias o esperam de volta. Ele tem muito pelo qual viver, por favor rezem por ele”, escreveu a mulher do zagueiro.
Na sexta-feira (23), o presidente do clube uruguaio, Alejandro Balbi, deu detalhes do que havia ocorrido com Izquierdo e afirmou que o jogador jamais havia tido problemas relacionados ao coração.
“Os exames do atleta sempre foram normais e nunca teve nenhum episódio cardíaco”, disse Balbi, que contou como foi o momento em que Izquierdo passou mal.
“Izquierdo chegou a recuperar a consciência ainda no campo de jogo, mas, depois, voltou a perdê-la e precisou ser sedado. Está descartado o enfarto, primeiramente. Obviamente, foi um episódio cardíaco, a arritmia é isso”, completou o presidente.
Juan Manuel Izquierdo começou a carreira no Cerro do Uruguai, em 2018. Passou pelo Montevideo Wanderers e se transferiu para o Atlético San Luis, do México, em 2021.
Quando voltou ao Uruguai, ainda em 2021, ele defendeu novamente o Wanderers, o Liverpool e chegou ao Nacional em janeiro de 2024.