No avião havia 57 passageiros e 4 tripulantes. As 61 pessoas que estavam na aeronave morreram (veja lista). Inicialmente, a companhia aérea havia informado que 62 pessoas estavam a bordo.
Sete viaturas da equipe de Bombeiros foram acionadas para o local. Informações preliminares indicam que se trata de uma aeronave turboélice com 73 assentos, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
O pouso da aeronave no aeroporto de Guarulhos estava previsto para as 13h50. Segundo os bombeiros, o avião caiu na Rua Cristã de Galo, 79, em um condomínio fechado. Ninguém em solo foi atingido.
Veja fotos e vídeos:
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), foi acionada para atuar na ocorrência da queda do avião.
Os investigadores do Cenipa e do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV) se encaminharam para realizar os trâmites iniciais da ocorrência.
A Superintendência da Polícia Técnico-Científica e as Polícias Civil e Militar estão mobilizadas no resgate das vítimas. Integrantes do Instituto Médico-Legal (IML) e responsáveis pelo recolhimento de corpos também foram encaminhadas para reforçar os trabalhos no local.
As equipes do Hospital das Clínicas da Unicamp e do Hospital Estadual de Sumaré estão preparadas para o atendimento de eventuais pacientes que forem encaminhados. Os corpos devem ser levados para o IML de Campinas.
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) antecipou seu retorno a São Paulo para acompanhar os desdobramentos da queda do avião da VoePass.
Tarcísio estava em uma pousada na cidade de Domingos Martins, a 42 quilômetros de Vitória, para uma reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), programada para ocorrer até o fim da tarde.
“Equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Defesa Civil do estado estão no bairro Capela, em Vinhedo (SP), para o atendimento de uma ocorrência de queda de aeronave”, informou o governo, em nota.
O governador recebe informações tanto da Defesa Civil quanto do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. Auxiliares no Palácio dos Bandeirantes não descartam a possibilidade de que ele se dirija à cidade ainda nesta sexta.
A VoePass se manifestou sobre o acidente desta sexta-feira. Em nota, a companhia afirma que “acionou todos os meios para apoiar os envolvidos”. “Ainda não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo”, concluiu a companhia.
A gestão do Aeroporto Regional de Cascavel informou, em nota, que aguarda informações da companhia aérea – “que, no momento, é o único órgão que detém informações oficiais”.
“Uma operação-padrão de emergência regida pela equipe do Aeroporto está em curso para entrar em contato com as famílias de possíveis vítimas”.