“*Que beleza! Ontem encerramento da convenção em Portugal, LULA foi citado como um exemplo de que ‘BANDIDO É BANDIDO’. O novo presidente de Portugal chamou Lula de Bandido!!! Isto a imprensa não noticia, mas nós temos as redes sociais para mostrar”, diz uma das publicações que circulam no Facebook, no X, no TikTok, no Kwai, no Telegram e no Instagram.
O conteúdo circula após o presidente Lula ter participado da Cúpula do G7 neste mês de junho, na Itália.
Mas a gravação viral não é atual e quem chama Lula de “bandido” no vídeo não é Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal, e sim um deputado do país.
Uma mensagem atual do novo presidente português?
Uma análise do vídeo permitiu observar no canto superior direito que o discurso foi feito durante a 5ª Convenção Nacional do partido político português Chega. No seu site oficial, o Chega se define como um “partido nacional, conservador, liberal e personalista”.
Uma busca pelas palavras-chave no YouTube “Chega” e “5ª Convenção Nacional” levou ao vídeo original, publicado em 27 de janeiro de 2023. Nele, a partir de 54:57 é possível ver o mesmo trecho que acompanha as publicações virais e, aos 55:45, a parte em que Lula é chamado de “bandido” pelo homem que discursava.
No entanto, a pessoa que faz o ataque a Lula não é o presidente de Portugal, mas o deputado André Ventura, líder do partido Chega. Nos comentários em uma das publicações, uma usuária, que diz ser portuguesa, chegou a desmentir a alegação.
Uma consulta ao site do Parlamento português por esse nome permitiu confirmar a informação, também corroborada na seção “Mensagem do Presidente” no site do Chega.
No canal do partido no YouTube, o deputado também aparece em inúmeras publicações (1, 2).
O presidente de Portugal, por sua vez, é Marcelo Rebelo de Sousa, que em 2016 foi eleito pela primeira vez para o cargo. Em 2021, ele foi reeleito após uma votação em que concorreu contra o líder do Chega, que ficou na terceira posição.
O mandatário português mantém uma boa relação com Lula (1, 2) e, de acordo com informações do Palácio do Planalto, os dois tiveram um compromisso de agenda recente.
O AFP Checamos já verificou uma alegação anterior que utilizou o mesmo vídeo com a crítica do deputado português à Lula.
Conteúdo semelhante foi checado pela Reuters.