MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
09/04/2024 às 14h55min - Atualizada em 09/04/2024 às 14h55min

Lula manda recado a Musk: bilionário "vai ter que aprender a viver aqui"; veja vídeo

"Tem até bilionário tentando fazer foguete, viagem, para ver se encontra lugar lá fora", disse Lula, mirando a aliança entre Musk e os negacionistas do clima, encabeçados por Bolsonaro no Brasil.

Por Plinio Teodoro
https://revistaforum.com.br
Lula. Créditos: Ricardo Stuckert/PR
Em meio aos ataques de Elon Musk a Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), à democracia e a ele, Lula mandou um recado ao "bilionário tentando fazer foguete, viagem, para ver se encontra lugar lá fora" em ato de lançamento do Programa União com Municípios pela Redução do Desmatamento e Incêndios Florestais na Amazônia, nesta terça-feira (9) no Planalto.

"Hoje temos gente que não acredita que o desmatamento, as queimadas, prejudicam o planeta Terra, e muita gente não leva a sério o que significa manutenção das florestas, da vida no planeta e que não tem para onde fugir. Tem até bilionário tentando fazer foguete, viagem, para ver se encontra lugar lá fora", disse Lula, mirando a aliança entre Musk e os negacionistas do clima, encabeçados por Jair Bolsonaro (PL), no Brasil.

"Ele [bilionário] vai ter que aprender a viver aqui, utilizar o muito do dinheiro que ele tem para ajudar a preservar isso aqui, melhorar a vida das pessoas", emendou o presidente.

A declaração foi replicada pela assessoria do Presidente na Rede X, de propriedade de Musk.
 

Lula lança programa União com os Municípios pela Redução do Desmatamento e Incêndios Florestais
Ataque a Lula

Nesta segunda-feira (8), Musk decidiu dobrar a aposta após ameaçar e atacar o judiciário brasileiro.
 
Após ser incluído como investigado no inquérito das fake news por, o empresário reforçou os ataques ao magistrado e questionou a legitimidade da eleição que alçou Luiz Inácio Lula da Silva ao Palácio do Planalto.

"A lei se aplica a todos, incluindo Alexandre de Moraes. Ele deveria ser julgado por seus crimes", escreveu Musk ao compartilhar uma publicação do deputado bolsonarista Marcel Van Hattem (Novo-RS).

Poucas horas depois, o bilionário que prometeu dar golpes mundo afora aproveitou uma publicação em que o bolsonarista radical Nikolas Ferreira (PL-MG) disse que "Alexandre está com Lula na coleira e que colocou o dedo na balança para elegê-lo" para se vitimizar, na mesma estratégia seguida por Jair Bolsonaro (PL).
 
Allan dos Santos

O canal de extrema direita "Terça Livre", de Allan dos Santos, que está sob ordem de bloqueio judicial no Brasil desde 2021, foi "promovido" no X repentinamente, a rede social de Elon Musk. De ontem para hoje, a página do canal recebeu um selo de verificação dourado, dedicado apenas às "organizações verificadas" na plataforma.
 
Anteriormente, o "Terça Livre" exibia um selo de verificação azul, mais comum entre usuários do antigo Twitter. A mudança para o selo dourado, que é exclusivo para organizações, pode ser interpretada como um explícito sinal de apoio do X ao canal. O embate liderado por Elon Musk contra o ministro Alexandre de Moraes nos últimos dias é o que explica o aparecimento do selo, embora a conta esteja sob bloqueio judicial.
 
Em seguida, o canal de Allan dos Santos, foragido da Justiça, que se tornou parcialmente disponível no Brasil, realizou uma transmissão ao vivo para 10 mil usuários do X e acumulou mais de 10 mil seguidores, mesmo com as limitações.
 
A verificação atualizada vem com um custo: US$ 2 mil anuais para o plano básico e US$ 10 mil para o plano superior. Durante uma transmissão ao vivo no domingo, que ocorreu apesar do bloqueio, Allan dos Santos, criador do “Terça Livre”, mencionou que fundos de um doador seriam empregados para adquirir o referido selo dourado.
 
Articulação internacional

Criado em 2021 para combater o discurso de ódio e fake news nas redes, como foco nos Direitos Humanos, o Instituto Democracia em Xeque fez uma análise nas plataformas digitais e na mídia entre os dias 5 e 8 de abril e chegou à conclusão que o Brasil é alvo de uma "articulação internacional coordenada" contra o judiciário.
 
A ação seria articulada por Bolsonaristas junto à Musk, que pulverizou a narrativa de vitimização dos apoiadores do ex-presidente entre lideranças da ultradireita fascista internacional.
 
Enquanto isso, as ações de Musk impulsionaram políticos e influenciadores bolsonaristas no Brasil e incendiaram a horda de apoio ao ex-presidente nas redes sociais e grupos de WhatsApp e Telegram.
 
Segundo o estudo, o levante fascista coordenado por Musk se disfarça sobre uma pretensa "defesa da liberdade de expressão" para aglutinar a ultradireita internacional. Consequentemente, a narrativa pretende turbinar os negócios do bilionário, que tem a simpatia dos governos de ultradireita pelo mundo.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90