MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
27/03/2024 às 19h58min - Atualizada em 27/03/2024 às 19h58min

PF descobre que Bolsonaro mandou espionar até seus ministros militares

De acordo com os indícios levantados, o general foi acompanhado por meio do programa de espionagem ‘FirstMile’, que rastreava a localização de celulares. Nos dados obtidos pela investigação, um número de celular associado a Heleno foi consultado 11 vezes no programa espião, em maio de 2020.

Por Redação - de Brasília
https://www.msn.com
A chamada 'Abin paralela' monitorou os passos do então ministro Augusto Heleno © Fornecido por Correio do Brasil
Nas investigações da Polícia Federal (PF) sobre os episódios de arapongagem no governo passado, um relatório vazado nesta quarta-feira para a mídia conservadora revelou que até o general Augusto Heleno, aliado de Jair Bolsonaro (PL), foi alvo de monitoramento ilegal pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin). O episódio ocorreu, segundo a PF, durante seu comando no Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

De acordo com os indícios levantados, o general foi acompanhado por meio do programa de espionagem 
‘FirstMile’, que rastreava a localização de celulares. Nos dados obtidos pela investigação, um número de celular associado a Heleno foi consultado 11 vezes no programa espião, em maio de 2020.

Desconfiança

O aparelho telefônico sob vigilância era de uso funcional, vinculado a assuntos de trabalho e não registrado em nome do militar, possivelmente para evitar rastreamento direto. Esse fato sugere que alguém próximo ao ex-ministro tinha conhecimento do uso de tal dispositivo.

A inclusão de Heleno como alvo da chamada ‘Abin paralela’, que teria realizado atividades de espionagem ilegal, surpreendeu até mesmo os investigadores federais. Os agentes policiais levam em conta que o monitoramento de Heleno pode ter sido motivado pela desconfiança de Bolsonaro em relação a seus aliados próximos.

Pouco antes da espionagem pela Abin, o ex-juiz parcial e incompetente, ex-ministro da Justiça durante alguns meses na gestão passada, Sergio Moro (UB-PR), hoje senador, havia pedido demissão, ao acusar Bolsonaro de interferir na PF. 

Tanto a defesa do ex-ministro quanto a Abin não comentaram sobre os fatos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90