MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
29/01/2024 às 11h21min - Atualizada em 29/01/2024 às 11h21min

PINOTE: PF apreende computador da Abin em operação que mira Carlos Bolsonaro

O vereador e filho de Jair Bolsonaro é alvo de operação da Polícia Federal que investiga ações dentro da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Daniela Lima
https://g1.globo.com
Foto de arquivo de 04/01/2019 de Carlos Bolsonaro em Brasília. — Foto: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO
  • Daniela Lima: PF apreende computador da Abin com Carlos Bolsonaro
A Polícia Federal teria apreendido na manhã desta segunda-feira (29) um computador da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) com o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ). O blog apurou a informação com uma fonte ligada à operação, mas a PF nega oficialmente. O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi alvo de operação de busca e apreensão, com mira em possíveis destinatários de informações coletadas ilegalmente pela Abin.
 
Um segundo computador da agência foi apreendido na casa de um dos assessores de Carlos Bolsonaro que é casado com uma funcionária da Abin. Formalmente, a Polícia Federal não confirma e nem comenta a apreensão
 
O ministro 
Alexandre de Moraes, relator do caso, é quem assina a autorização para os mandados. A Polícia Federal suspeita que, sob o mandato de Jair Bolsonaro, a Abin atuou como um braço de coleta de informações ilegais, sem autorização judicial, e também como fonte de informações falsas, depois disseminadas por perfis de extrema direita para difamar instituições e autoridades.
 
Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão:
A busca em Angra dos Reis ocorreu onde Jair Bolsonaro realizou uma live nas redes sociais no domingo (28). O ex-presidente e os filhos estavam no local durante esta manhã, e deixaram a casa de barco.
 
Carlos Bolsonaro é vereador desde 2001 e está em seu sexto mandato consecutivo na Câmara Municipal do Rio. Ele foi apontado pelo ex-braço-direito de Jair Bolsonaro, 
Mauro Cid, como chefe do chamado gabinete do ódio, uma estrutura paralela montada no Palácio do Planalto para atacar adversários e instituições – como o sistema eleitoral brasileiro.
O filho de Jair Bolsonaro não se pronunciou sobre a operação até a última atualização desta reportagem.

Blog da #DanielaLima - PF apreende #computador da #Abin em operação que mira #CarlosBolsonaro | g1
 
LEIA TAMBÉM:

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90