MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
25/12/2023 às 14h31min - Atualizada em 25/12/2023 às 14h31min

Choquei suspende publicações em meio à revolta nas redes sociais

História por Pedro Benjamin Prado
https://www.msn.com
Instagram / Choquei
Alvo de revolta nas redes sociais, a Choquei deixou de atualizar seu conteúdo no sábado (23/12), quando sua única postagem foi uma “Nota de Esclarecimento”.
 

O que aconteceu

O mais famoso perfil de fofocas do Brasil, com 30 milhões de seguidores, é alvo de campanha de boicote após publicar uma notícia falsa que levou uma jovem a se matar. Jéssica Vitória Canedo teve prints falsos de conversas com Whindersson Nunes divulgadas nas redes sociais, sendo apontada como affair do comediante, o que a fez ser atacada por várias pessoas na internet. Por conta disso, ela se matou na sexta-feira (22/12) aos 22 anos. A notícia falsa ganhou impulso ao ser divulgada pelo perfil Choquei, mas apareceu primeiro no Garoto do Blog.

Dono da Choquei, Raphael Souza também fechou seu perfil pessoal no Instagram. Ele piorou a situação ao debochar de um texto em que a jovem negava a história.

A Choquei publicou os prints falsos sem checar sua veracidade e não se retratou quando Jéssica e o próprio Whindersoon negaram a história. A jovem não era do meio artístico e sofria de depressão. Ainda não se sabe por quê uma pessoa, até o momento desconhecida, a escolheu como alvo de uma pegadinha maldosa, que se revelou fatal. Ela sofreu um linchamento virtual, provavelmente de muitas pessoas que agora estão indignadas com a Choquei, e não aguentou a pressão.

Repercussão

No X (antigo Twitter), todos os posts da Choquei publicados na sexta (22/12) ganharam um aviso de contexto, acusando o perfil de ter contribuído para a morte da jovem. Também em tom de linchamento virtual, o aviso diz que “a morte de Jéssica não pode ser esquecida”. Criado para marcar posts com notícias falsas, o aviso de contexto nunca foi usado dessa forma antes, em todo e qualquer post de um perfil. Nem o perfil da Braskem, cuja mineração é apontada como responsável pelo esvaziamento de bairros inteiros de Maceió, sofreu tamanha ação dos interventores de contexto.

O nome “Choquei” está há mais de 48 horas no topo dos tópicos mais comentados do X.

O caso voltou a levantar o debate sobre a regulação das redes sociais. Existe um projeto de lei que se encontra parada no Congresso Nacional. E alguns protestos publicados após a tragédia apontam a necessidade de sua aprovação urgente.

Entretanto, parte dos que defendem punição máxima para a página – justamente a parte mais estridente – é contra a criação do PL das fake news, que tipificaria o crime cometido. Por isso, essas pessoas contentam-se com uma campanha de boicote.

Pela dificuldade de enquadrar falta de ética como crime, até o momento não há investigação contra a Choquei.

Alerta

Se você está atravessando um momento difícil e precisa de ajuda, ligue para o CVV (Centro de Valorização a Vida), no número 188, e receba apoio emocional e prevenção do suicídio. A ligação é sigilosa e gratuita para todo o território nacional.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90