MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
14/12/2023 às 07h43min - Atualizada em 14/12/2023 às 07h43min

Vídeo de Bolsonaro sendo ovacionado não foi gravado em Buenos Aires, mas em Brasília em 2022

OUTRA MENTIRA

História de AFP Brasil
https://www.msn.com
Captura de tela feita em 11 de dezembro de 2023 de uma publicação no TikTok © Fornecido por AFP Fact Check
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) viajou à Argentina no início de dezembro de 2023 para participar da posse do novo presidente do país, Javier Milei. Por conta disso, publicações visualizadas mais de 900 mil vezes desde o último 6 de dezembro apontam que um vídeo em que Bolsonaro é ovacionado em um auditório foi gravado em Buenos Aires. Contudo, a gravação foi feita em agosto de 2022 durante o Encontro Nacional do Agro, em Brasília, como confirmou à AFP a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), organizadora do evento.

“Maior lider político da América latina em buenos Aires”, diz o texto sobreposto a um vídeo que circula no 
Instagram. A mesma gravação é compartilhada no Facebook, no Kwai, no TikTok e no X (antes Twitter) com mensagens similares. 


No vídeo que circula, Bolsonaro aparece caminhando para o centro de um palco enquanto é aplaudido de pé e cumprimenta algumas pessoas. Ao fundo da gravação é possível ouvir a plateia gritando “mito”, apelido adotado pelos apoiadores para se referir ao ex-presidente.

A gravação começou a ser compartilhada após Bolsonaro anunciar sua ida à Argentina para a posse do mandatário Javier Milei. 

 

O argentino, que foi apoiado por Bolsonaro e sua família, convidou o ex-mandatário para o evento, depois de direcionar críticas ao atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Após tensões entre os dois líderes, Lula também foi convidado para a posse, que aconteceu em 10 de dezembro de 2023, mas não compareceu

A presença de Bolsonaro, por sua vez, foi amplamente comentada e celebrada por seus apoiadores nas redes sociais (12). 

Mas, ao contrário do que as peças de desinformação levam a crer, o vídeo viral não foi gravado em Buenos Aires, e sim no Encontro Nacional do Agro, realizado em Brasília em 2022. 

Encontro Nacional do Agro em 2022

Uma busca reversa por fragmentos da gravação levou a uma notícia no site da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) publicada em 11 de agosto de 2022. 

O texto dá detalhes sobre o Encontro Nacional do Agro, realizado pela CNA em 10 de agosto de 2022, e informa que Jair Bolsonaro, então presidente do Brasil, esteve presente e discursou na abertura do evento.  

Nas imagens que ilustram o texto foi possível identificar os mesmos elementos do vídeo viral, como a roupa do então mandatário, o espaço e as autoridades presentes, dentre elas o presidente da CNA, João Martins: 

Comparação feita em 13 de dezembro de 2023 entre uma publicação no Facebook (E) e a foto do encontro publicada no site da CNA

Comparação feita em 13 de dezembro de 2023 entre uma publicação no Facebook (E) e a foto do encontro publicada no site da CNA


Comparação feita em 13 de dezembro de 2023 entre uma publicação no Facebook (E) e a foto do encontro publicada no site da CNA© Fornecido por AFP Fact Check
 
Outra busca, dessa vez pelas palavras-chave “Encontro Nacional do Agro 2022” e “Bolsonaro”, levou a uma pasta no Flickr oficial do Palácio do Planalto intitulada “10/08/2022 Abertura do Encontro Nacional do Agro”. Nesse arquivo, uma foto permite observar um momento do vídeo viral, sob o mesmo ângulo, confirmando se tratar desta ocasião: 
 
Comparação feita em 13 de dezembro de 2023 entre uma publicação no Facebook (E) e uma foto no Flickr oficial do Palácio do Planalto

Comparação feita em 13 de dezembro de 2023 entre uma publicação no Facebook (E) e uma foto no Flickr oficial do Palácio do Planalto


Comparação feita em 13 de dezembro de 2023 entre uma publicação no Facebook (E) e uma foto no Flickr oficial do Palácio do Planalto© Fornecido por AFP Fact Check

Na transmissão ao vivo do evento feita pela CNA, é possível ver de outro ângulo o momento em que Bolsonaro entra no palco, seguido por João Martins, que se posiciona ao lado do ex-mandatário. Alguns elementos do vídeo viral, como o áudio, os gestos e a localização das autoridades também são observados na transmissão. 

Em e-mail à equipe do AFP Checamos em 11 de dezembro de 2023, a assessoria da CNA confirmou que a gravação que circula foi feita no evento em 10 de agosto de 2022.

A presença de Bolsonaro no encontro repercutiu na imprensa, que também informou que ele foi recebido no palco com a plateia gritando “mito”, o que pode ser ouvido na sequência viral. 

O ex-presidente também publicou um vídeo, em 10 de agosto de 2022, com um compilado de imagens do evento.  

Essa alegação também foi verificada pela Reuters


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90