No vídeo que circula, Bolsonaro aparece caminhando para o centro de um palco enquanto é aplaudido de pé e cumprimenta algumas pessoas. Ao fundo da gravação é possível ouvir a plateia gritando “mito”, apelido adotado pelos apoiadores para se referir ao ex-presidente.
A gravação começou a ser compartilhada após Bolsonaro anunciar sua ida à Argentina para a posse do mandatário Javier Milei.
O argentino, que foi apoiado por Bolsonaro e sua família, convidou o ex-mandatário para o evento, depois de direcionar críticas ao atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Após tensões entre os dois líderes, Lula também foi convidado para a posse, que aconteceu em 10 de dezembro de 2023, mas não compareceu.
A presença de Bolsonaro, por sua vez, foi amplamente comentada e celebrada por seus apoiadores nas redes sociais (1, 2).
Mas, ao contrário do que as peças de desinformação levam a crer, o vídeo viral não foi gravado em Buenos Aires, e sim no Encontro Nacional do Agro, realizado em Brasília em 2022.
Encontro Nacional do Agro em 2022
Uma busca reversa por fragmentos da gravação levou a uma notícia no site da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) publicada em 11 de agosto de 2022.
O texto dá detalhes sobre o Encontro Nacional do Agro, realizado pela CNA em 10 de agosto de 2022, e informa que Jair Bolsonaro, então presidente do Brasil, esteve presente e discursou na abertura do evento.
Nas imagens que ilustram o texto foi possível identificar os mesmos elementos do vídeo viral, como a roupa do então mandatário, o espaço e as autoridades presentes, dentre elas o presidente da CNA, João Martins:
Em e-mail à equipe do AFP Checamos em 11 de dezembro de 2023, a assessoria da CNA confirmou que a gravação que circula foi feita no evento em 10 de agosto de 2022.
A presença de Bolsonaro no encontro repercutiu na imprensa, que também informou que ele foi recebido no palco com a plateia gritando “mito”, o que pode ser ouvido na sequência viral.
O ex-presidente também publicou um vídeo, em 10 de agosto de 2022, com um compilado de imagens do evento.
Essa alegação também foi verificada pela Reuters.