MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
01/12/2023 às 19h07min - Atualizada em 01/12/2023 às 19h07min

Colapso em mina da Braskem impulsiona CPI de Renan Calheiros

Senador pressiona por destravamento de investigação contra empresa responsável por afundamento de bairros de Maceió

Vinícius Nunes
https://www.metropoles.com
blogs.globo.globo.com
O presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), mandou que os ministros Waldez Góes (Desenvolvimento Regional) e Renan Filho (Transportes) acompanhem de perto o risco iminente de colapso de uma mina da Braskem na Lagoa Mundaú, em Maceió (AL).

A prefeitura decretou situação de emergência por 180 dias por causa do desabamento da mina de exploração de sal-gema da Braskem, que pode provocar o afundamento do solo em vários bairros. A área já está desocupada e a circulação de embarcações da população está restrita.

A situação dá fôlego às pressões do senador 
Renan Calheiros pelo destravamento da CPI da Braskem, que investigará justamente o afundamento de bairros de Maceió. O requerimento que aprovou a criação da comissão foi aprovado no Senado em outubro. Agora, falta aos partidos indicarem os integrantes do colegiado.

 

Em vídeo divulgado pela sua assessoria, Renan Calheiros diz que é urgente a instalação da CPI.

“Quando eu criei a CPI da Braskem no Senado Federal foi para ajudar a resolver os problemas e exigir que a responsabilidade jurídicas pela reparação seja levada a efeito” — Renan Calheiros

 

Disputa política

 

A Braskem fechou um acordo de indenização bilionário com a prefeitura de Maceió, do prefeito JHC (PL), amigo de Arthur Lira (PP-AL). O clã Calheiros entende que o acordo deveria ter sido feito com o Estado de Alagoas, com apadrinhado político Paulo Dantas (MDB).

O dinheiro, na mão de JHC inflama a sua campanha de reeleição, e ele que ser governador em 2026. Para isso precisa de tempo de TV e o apoio do PP de Lira é determinante.

A CPI pode melar o uso do montante de mais de R$ 1,7 bilhão pela prefeitura, já que qualquer irregularidade encontrada no acordo pode ser responsável por cancelar a indenização.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90