MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
29/11/2023 às 20h30min - Atualizada em 29/11/2023 às 20h30min

OUTRA MENTIRA: Vídeo de Geraldo Alckmin e Alexandre de Moraes sendo hostilizados foi feito em São Paulo em 2016

História por AFP Brasil
https://www.msn.com
Captura de tela feita em 27 de novembro de 2023 de uma publicação no Instagram © Fornecido por AFP Fact Check
Um vídeo em que o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), e Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), aparecem sendo hostilizados, não foi gravado em 2023 em Brasília. A sequência que circula com a alegação de que os dois foram “quase linchados” na capital federal foi visualizada mais de 700 mil vezes nas redes sociais desde o último dia 24 de novembro. Mas, na verdade, as imagens foram feitas durante um protesto em São Paulo em 2016.
“Geraldo Alckmin e Alexandre de Moraes juntos em restaurante são quase linchados em Brasília. O vídeo foi derrubado. Assisti, é assustador. O clima ferveu, estão perdendo o controle”, diz a legenda que acompanha o vídeo compartilhado no Instagram, no Facebook, no TikTok e no X (antes Twitter).
A gravação circula em meio a críticas ao STF. Em 26 de novembro foi realizado um ato de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Avenida Paulista em protesto pela morte de Cleriston Pereira da Cunha, um dos réus pelos ocorridos de 8 de janeiro em Brasília, que estava detido no Complexo Penitenciário da Papuda. 

No protesto, os manifestantes também exigiram a saída do ministro do STF Alexandre de Moraes, relator das ações penais contra os acusados de atos antidemocráticos em 8 de janeiro. 

No entanto, as cenas que voltaram a circular não têm relação com o contexto atual, nem foram registradas em Brasília. Na verdade, a gravação foi feita em São Paulo, em fevereiro de 2016.

Uma busca reversa pelas imagens viralizadas levou a uma notícia, publicada em 24 de fevereiro de 2016, na qual há uma gravação idêntica.

Captura de tela feita em 27 de novembro de 2023 de uma notícia no site do UOL

Captura de tela feita em 27 de novembro de 2023 de uma notícia no site do UOL


Captura de tela feita em 27 de novembro de 2023 de uma notícia no site do UOL© Fornecido por AFP Fact Check

Na matéria, é relatado que na noite de 22 de fevereiro daquele ano o então governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (na época, do PSDB), havia sido “hostilizado por um grupo de estudantes na Faculdade de Direito da USP, no largo São Francisco, em um protesto contra supostos desvios na merenda escolar e contra a violência da Polícia Militar”.
 

A reportagem acrescenta que Alckmin e o seu então secretário da Segurança Pública, Alexandre de Moraes, “saíram escoltados do Salão Nobre da faculdade”.

Uma pesquisa no Google pelos termos “Geraldo Alckmin”“Alexandre de Moraes” “linchados” não levou a qualquer notícia atual relatando uma ação semelhante.

O mesmo vídeo já foi verificado pelo AFP Checamos em dezembro de 2022. 

Referência


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90